Grande, larga, estreita: dez vezes que a grade dos BMW mudou radicalmente
Em dez gerações, acompanhe a evolução do Duplo Rim, o desenho clássico de grades da BMW
Esta linha do tempo regressiva mostra como o design das grades dos BMW, que lembram o formato de dois rins, evoluíram
Futuro do presente
Em dois de seus veículos, a BMW nos dá uma ideia de como a grade será no futuro. No BMW Vision iNEXT elétrico (acima), a grade dupla assume a forma de um desenvolvimento posterior à grade do BMW i3 (2013), com uma tentativa de quebrar a barra central já conhecida. No esportivo híbrido BMW Vision M NEXT, a grade é envolvida em vidro, que emerge diretamente da frente do veículo.
Marcando presença
A grade do Série 7, de 2019, é semelhante à do Série 3, lançado no mesmo ano. Mas com o diferencial que as grades são bem maiores, tendo mais destaque na dianteira do carro e, portanto, mais imponente.
Formas de pentágonos
No Série 8 (e no roadster Z4), de 2018, a grade ganhou um contorno mais angular. Do ponto de vista geométrico, os rins se formam horizontalmente assumindo formas de pentágonos mais largos nas bases.
Linhas arredondadas
A segunda geração do cupê da Série 6 chegou em 2006 e inovou apresentando a grade com formas arredondadas, tendo as bases menores e a moldura cromada mais larga no topo.
Influenciadora
A terceira geração do Série 3 (1990) apresentou uma grade plana e horizontal, mas não muito larga, e influenciou modelos da década de 1990 em diante, como BMW Série 7 (1994) e BMW Série 5 (1995).
Versão Compacta
Desenhado pelo italiano Giorgio Giugiaro, o lendário M1 com motor central de 1978 recebeu uma das menores grades já vistas, sendo repetida apenas em 1988, no Z1, e, em 1989, no Série 8.
Grade horizontal
Criado por Albrecht Graf von Goertz, o 507 (1936) foi o primeiro a apresentar duas grandes entradas horizontais, para o radiador do motor V8. Em 2000, o Z8 fez uma releitura do 507 e de sua grade.
Ventilação dupla
O formato menor no 503 (1956) foi possível graças à grade do radiador, que tinha ventilação lateral dupla. Os BMW 3200 CS (1962) e BMW 2000 CS (1965) continuaram a ter grades de formato semelhante.
Estreia marcante
O BMW 303, de 1933, foi o primeiro carro a ter a famosa grade que se tornou marca registrada da BMW. Até hoje, o modelo segue como referência, sendo recriado no BMW 327 (1937) e no BMW 328 (1936).
Antes da fama
A BMW iniciou, em 1916, fazendo motores para aviões e o primeiro automóvel da marca surgiu em 1929. O 3/15 PS, que tinha grade única e retangular, nada mais era que o inglês Austin Seven 1922 feito sob licença.