Os rivais já começam a se preocupar. Casey Stoner e a Honda vivem a “lua de mel” dos sonhos: venceram as duas poles disputadas até o momento e o GP do Qatar. Stoner parece estar com reservas e provocando estragos no pelotão, com várias quedas entre os que vêm com a faca entre os dentes tentando acompanhar o seu ritmo.
Stoner conseguiu o tempo de 1m38s757 e deixou o seu companheiro de equipe Dani Pedrosa mais uma vez na segunda posição por apenas 158 milésimos de segundo. O atual campeão do mundo Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Team) chegou a liderar o início dos treinos, mas foi obrigado a se conformar com a terceira colocação, seguido por seu companheiro de equipe Ben Spies (Yamaha Factory Racing). Depois das Yamaha aparecem outros pilotos da Honda, os italianos Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) e Andrea Dovizioso (Repsol Honda), fechando a sexta colocação como o último a rodar a menos de um segundo de Stoner.
A disputa pela pole foi repleta de acidentes. Foram ao solo Ben Spies, De Puniet, Colin Edwards, Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini) e Valentino Rossi (Ducati Team). O italiano sofreu a sua primera queda do ano em uma sessão oficial logo no início dos treinos, ao perder o controle da roda dianteira de sua Desmosedici, não conseguindo mais do que o 12º tempo no grid de largada.
Na 125 cc Sandro Cortese (Intact Racing Team Germany) conquistou a sua primeira pole da temporada. Seu maior rival Nicolas Terol (Bankia Aspar) vem logo a seguir, acompanhado por seu companheiro de equipe Héctor Faubel (Bankia Aspar) que conquistou o terceiro tempo.
Já na Moto2 Stefan Bradl (Viessmann Kiefer) ficou com a pole, seguido pelo japonêsYuki Takahashi (Gresini Racing Moto2) e Thomas Luthi (Interwetten Paddock Moto2 Racing). A promessa espanhola Marc Marquez (Team CatalunyaCaixa Repsol) ficou com a quarta colocação no grid.
Grid de largada – GP da Espanha – MotoGP
1 – Casey Stoner, Repsol Honda Team – 1:38.757
2 – Dani Pedrosa, Repsol Honda Team – +0.158
3 – Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing – +0.161
4 – Ben Spies, Yamaha Factory Racing, +0.633
5 – Marco Simoncelli, San Carlo Honda Gresini, +0.729
6 – Andrea Dovizioso, Repsol Honda Team, +0.952
7 – Randy De Puniet, Pramac Racing Team, +1.135
8 – Colin Edwards, Monster Yamaha Tech 3, +1.138
9- Cal Crutchlow, Monster Yamaha Tech, 3, +1.262
10- Hiroshi Aoyama, San Carlo Honda Gresini, +1.411