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Governo gasta R$ 3 milhões para funcionários públicos andarem de elétrico

Distrito Federal terá 16 unidades do Renault Twizy para uso dos servidores; também serão instalados 35 pontos de recarga

Por Marlos Ney Vidal, de Brasília (DF)
Atualizado em 9 out 2019, 17h46 - Publicado em 8 out 2019, 11h38
Modelos elétricos serão utilizados por funcionários públicos (Divulgação/Renault)

Servidores públicos do Governo Distrital Federal passam a contar com dezesseis unidades do Renault Twizy para se deslocarem a serviço.

Com investimentos da ordem de R$ 3,1 milhões, os carros elétricos fazem parte de um projeto piloto de compartilhamento para frotas públicas. Além dos carros elétricos, o aporte ainda contempla a instalação de 35 eletropostos no Distrito Federal.

Parcerias

Chamado VEM DF, o projeto é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF).

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Do total investido, R$ 2,1 milhões são recursos da ABDI destinados para compra dos Renault Twizy e na instalação dos eletropostos. Já o PTI investiu RR 1 milhão no desenvolvimento do software de gerenciamento da frota.

Inicialmente, o projeto contará com dois modelos para que o software seja adaptado com ajustes em condições de uso que serão replicados no restante da frota. Até dezembro, os dezesseis modelos já estarão em atividades no GDF.

Rota restrita

Os modelos terão circulação restrita em Brasília (Divulgação/Renault)

Os Twizy serão usados exclusivamente numa rota restrita à esplanada dos ministérios e sedes do órgãos de administração do Distrito Federal.

O gerenciamento é realizado pelo software MoVE que permite controlar o percurso, velocidade, carga de bateria e que ainda informa a quantidade de emissão de gases que deixou de ser enviada para atmosfera.

Os carros são bloqueados e liberados pelos cartões dos funcionários distritais que foram previamente selecionados pela administração pública.

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Sem custo para o GDF, os modelos elétricos são cedidos em regime de comodato que terá que seguir as cláusulas de operação. O governo distrital terá que arcar com manutenção, taxas e seguros.

Sonho

Sem falar em prazos, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, afirma que o GDF terá economia de R$ 8 milhões quando a frota pública do distrito for substituída por veículos 100% elétricos.

IPVA grátis

Durante a solenidade, o governador do Distrito Federal, Ivaneis Rocha (MDB), anunciou isenção de IPVA durante cinco anos para carros 100% elétricos como forma de incentivar o uso do carro elétrico na capital federal.

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“Vamos também estudar também o caso dos carros híbridos para que possamos transformar Brasília num menor tempo possível num parque realmente tecnológico com energia renovável e diminuindo a poluição nas nossas cidades”, afirma Rocha.

Eletropostos

Investimento também prevê a instalação de 35 pontos de recarga (Divulgação/Renault)

Além da frota elétrica compartilhada, o VEM DF beneficiará o consumidor final que tenha carro elétrico no DF. Ao todo, 35 pontos de recarga estão instalados na cidade que poderão ser usados por usuários sem cobrança pela recarga.

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Realidade, mas nem tanto

“O veículo elétrico não é um futuro, já é realidade”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Porém, os números ainda não seguem o entusiasmo do executivo da marca francesa que registrou apenas 100 emplacamentos de modelos elétricos no Brasil no acumulado de 2019.

O executivo disse que todas as iniciativas de estímulo ao veículos elétrico são bem-vindas. “A gente sabe pela nossa experiência, principalmente na Europa, que todos os países que o veículo elétrico começou a crescer em vendas, é por que teve estímulo dos governos”, diz Gondo.

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