Clique e assine por apenas 8,90/mês

Google patenteia detector de buracos

Equipamento terá dois sensores integrados

Por Rodrigo Furlan/Foto: Getty Images - Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 26 ago 2015, 14h27
seguranca

O Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos revelou que o Google patenteou um sistema de detecção de buracos. De acordo com a entidade, o mecanismo contará com dois sensores integrados – um GPS e um acelerômetro vertical. A cada vez que o motorista passar por cima de um buraco, a informação será armazenada por um software e enviada à nuvem, de modo a auxiliar outros motoristas a não passarem pelo mesmo problema.

Apesar de ser conhecido pelo seu pioneirismo em diversas situações, o Google não foi o primeiro a dar início ao desenvolvimento de um detector de buracos. A Jaguar Land Rover anunciou há pouco mais de dois meses um projeto similar, com um dispositivo que pode prever obstáculos e imperfeições da pista e ajustar automaticamente a suspensão para facilitar a transposição.

Vale lembrar que, de acordo com pesquisa revelada pela Associação Automobilística Americana (AAA) em 2014, os buracos são responsáveis por um prejuízo acumulado de US$ 6,4 bilhões ao ano aos motoristas. Além disso, um terço de todas as fatalidades registradas no país ao ano (aproximadamente 11 mil) estão diretamente ligadas às más condições das vias, incluindo buracos.

Publicidade