Golf e T-Cross da Skoda têm novo motor TSI e descartam opções elétricas
Skoda Kamiq e Scala recebem renovações de meio de vida com novo trem de força e interior com materiais reciclados
Modelos equivalentes à dupla Volkswagen Golf e T-Cross, os Skoda Scala e Kamiq estão com o visual renovado. Passaram pela chamada renovação de meio de vida a fim de oferecerem visual mais moderno e uma nova geração dos motores TSI.
Mas os veículos da marca tcheca mantiveram alguns costumes: há oferta de câmbio manual para todas as versões e motorização híbridas ou elétricas continuam descartadas pela fabricante.
Os modelos, que são baseados na plataforma MQB-A0, estão disponíveis com três opções de motor. As versões de entrada são equipadas com o motor 1.0 TSI de três cilindros, que desenvolve 95 cv de potência e é acoplado apenas a uma transmissão de 5 marchas. Já o motor 1.0 TSI de 115 cv pode trabalhar com uma caixa manual de 6 marchas ou uma automática de DSG de 7 marchas.
A opção mais potente é baseada no motor 1.5 TSI de quatro cilindros, que entrega 150 cv, está disponível com ambos os tipos de câmbio mencionados anteriormente e possui sistema de desativação de cilindros para proporcionar maior economia de combustível.
Além da variedade de motores, também é possível escolher entre três opções de altura do chassi. Além do ajuste padrão, existe a alternativa mais esportiva, que é 15 mm mais baixa no Scala e 10 cm mais baixa no Kamiq. Já a versão off-road eleva ambos os modelos em 15 cm.
No que diz respeito ao design, a mudança mais evidente está no conjunto de faróis, que agora conta com projetores mais afilados e tecnologia de LED-Matrix, proporcionando maior alcance em relação aos LEDs convencionais. A grade inferior em ambos os modelos também foi redesenhada e ocupa um espaço maior no para-choque. A parte traseira dos veículos também sofreu mudanças com componentes mais extensos, enquanto as lanternas tiveram alterações apenas no miolo em LED.
As rodas também são novas e podem ter até 18 polegadas. Na versão mais esportiva, chamada de Monte Carlo, os compactos são equipados com o conjunto Ursa, de visual mais agressivo. Além disso, essa configuração possui elementos em preto brilhante, janelas escurecidas e interior com detalhes em vermelho, bancos esportivos, luzes de ambiente e componentes feitos de material que imita fibra de carbono.
O layout da cabine foi mantido, mas alguns materiais reciclados e mais sustentáveis foram implementados. De série, Scala e Kamiq vêm com telas de 8 polegadas para a central multimídia e o painel de instrumentos. No entanto, há opções de visores maiores, de 9,2 polegadas e 10,25 polegadas, respectivamente.
A Skoda ainda não informou quando os modelos serão lançados no mercado, mas o lançamento no mercado europeu deve ocorrer em breve. Desde 2019, foram vendidas mais de 229.400 unidades do Scala, enquanto o Kamiq teve mais de 351.200 emplacamentos.