PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

SUV cupê da Skoda é elétrico esportivo e busca inspiração no Tesla Model X

Com o modelo, a marca lança o seu primeiro elétrico esportivo com a assinatura da divisão RS. O desempenho, porém, não é tão empolgante assim

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 fev 2022, 11h16
Skoda Enyaq Coupé
Skoda Enyaq Coupé (Divulgação/Skoda)
Continua após publicidade

Assim com na marca “irmã” Audi, a Skoda, subsidiária do Grupo Volkswagen, também passou a diversificar sua linha de SUVs com versões convencionais e cupês. O mais recente é o Enyaq iV. O SUV elétrico passa a ter sua configuração cupê, mas que vai além das aparências: com ela, a marca lança também seu primeiro elétrico a ter uma versão esportiva assinada pela divisão RS.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

As maiores novidades visuais são vistas a partir da porta traseira, quando o Enyaq iV se rende ao formato de um cupê e parece se inspirar nas linhas do Tesla Model X. Assim como no elétrico americano, o tcheco adota janelas laterais com um bico no final, além do vinco que marca a extremidade da tampa do porta-malas e desce em direção às laterais. As lanternas também invadem a tampa traseira.

Skoda Enyaq Coupé
Tom chamativo de verde é exclusivo da versão RS (Divulgação/Skoda)

Na dianteira, como em todo Skoda, os traços são retilíneos e angulosos. A versão esportiva RS inclui apliques mais chamativos no para-choque, mas todas as configurações podem ter a grade superior (que é fechada) com iluminação. Ao todo, são necessários 131 leds para produzir o efeito chamado pela marca de Crystal Face. De lado, as rodas variam entre 19 e 21 polegadas, de acordo com a versão.

O parentesco com os primos da linha ID, da Volkswagen, aparecem no interior do Enyaq. O painel tem desenho semelhante ao dos ID, com traços fluidos, saídas de ar centrais em posição baixa e a central multimídia de 13” que parece encaixada no topo do painel, ao centro. O quadro de instrumentos também é familiar, representado por uma pequena tela de 5,3”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Skoda Enyaq Coupé
Interior remete aos Volkswagen ID com linhas fluidas e pequeno quadro de instrumentos (Divulgação/Skoda)

Tecnologia e segurança

O Enyaq Coupé também quer se destacar pelo nível de tecnologia voltada ao conforto e à segurança. Entre os itens disponíveis há o pacote Travel Assist 2.5, que inclui piloto automático adaptativo, assistência para permanência em faixa, reconhecimento de faixas, assistente de tráfego e frenagem automática de emergência.

Há também faróis de LEDs matriciais com função alta automática, assistente de estacionamento para manobras semiautônomas, câmera de 360°, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sistema de som com doze alto-falantes.

Skoda Enyaq Coupé
A esportividade da versão RS é reforçada pelos bancos, em formato de competição (Divulgação/Skoda)

O sistema do modelo é atualizável de forma remota, pelo conhecido formato over-the-air (OTA). Isso permite que mapas e o software do veículo sejam atualizados, ou que novas funções possam ser inseridas pela internet, através de um chip instalado no sistema. Ou seja, isso dispensa idas à concessionária.

Continua após a publicidade

Quatro variantes de potência

O Enyaq Coupé oferece dois tamanhos diferentes de bateria, além de quatro opções de potência. Também há variação na tração.

Skoda Enyaq Coupé
Grade iluminada é de série na versão RS e opcional nas demais (Divulgação/Skoda)

A configuração de entrada do SUV cupê, a iV 60, entrega 179 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Por ter apenas um motor traseiro, ele tem tração traseira. A autonomia desta versão não foi revelada. Acima dela está a iV 80, de 204 cv e 31,6 kgfm, e tração traseira. Para esta, a autonomia é de até 545 km no ciclo WLTP.

Mais potente e com tração integral por ter dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro), a versão iV 80x rende até 265 cv e 43,3 kgfm. Assim como nas versões anteriores, a velocidade máxima do Enyaq iV 80x é de 160 km/h.

Skoda Enyaq Coupé
Traseira do Enyaq Coupé remete ao Tesla Model X (Divulgação/Skoda)
Continua após a publicidade

Por fim, o inédito elétrico esportivo, o Enyaq Coupé RS iV repete a tração nas quatro rodas da versão anterior, mas é ainda mais forte e potente: são 300 cv e 46,9 kgfm que permitem o SUV cupê chegar aos 100 km/h, a partir da inércia, em 6,5 segundos. A velocidade máxima deste sobe para 180 km/h.

Mesmo com um bom desempenho, fica claro que o SUV cupê da Skoda se inspira nos Tesla apenas no visual, já que o Model X, com seus mais de 1.000 cv, vai de 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 753 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.