GM não teria incluído todas unidades defeituosas do Cobalt em recall
Ações judiciais alegam que modelos de 2010 também apresentam falhas e não estão no chamado
A General Motors está enfrentando novas ações judiciais nos estados da Califórnia e do Alabama, nos Estados Unidos, relativas aos interruptores de ignição defeituosos que forçaram o recall de cerca de 1,6 milhão de veículos da Chevrolet, Pontiac e Saturn, após seis pessoas morrerem em acidentes, em parte devido à falha no acionamento dos airbags.
No caso da Califórnia, um processo foi aberto em um tribunal federal em São Francisco, alegando que o problema na chave de ignição também está presente no modelo Cobalt do ano de 2010, da Chevrolet. Atualmente, o chamado da GM só cobre os carros produzidos entre 2005 e 2007.
O caso Alabama, por sua vez, alega que a GM enviou boletins de serviços técnicos para as concessionárias do estado alertando que as chaves podem se “prender” ou “grudar” na ignição dos Cobalts e outros veículos não incluídos no recall.
“Nós não vamos comentar alegações específicas”, disse o porta-voz da GM, Jim Kane, ao site Autoblog. “Estamos confiantes de que realizamos o recall com todos os veículos que poderiam apresentar defeito”.
O vice-presidente da GM, Mark Reuss, reforçou a afirmação de Kane, ao falar em uma mesa redonda na semana passada, de acordo com o site Automotive News. “Onde o interruptor de ignição foi utilizado na produção, fizemos uma muito leitura precisa e completa por todas as etapas”, disse Reuss.
*Na foto, um Chevrolet Cobalt 2006