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GM ganha isenções de ICMS e IPTU para investir R$ 10 bilhões em SP

Fabricante confirma plano bilionário para fábricas de São Caetano e São José entre 2020 e 24 após receber benefícios fiscais estaduais e municipais

Por Leonardo Felix, Paulo Campo Grande, a37171
Atualizado em 19 mar 2019, 14h41 - Publicado em 19 mar 2019, 14h34
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  • GM só destravou o plano de investimentos após conseguir subsídios tributários (Divulgação/Chevrolet)

    A GM confirmou nesta terça-feira (19), em evento com participação do governador de São Paulo, João Doria, um plano de investimentos de R$ 10 bilhões a ser aplicado nas duas fábricas situadas no estado: São Caetano do Sul e São José dos Campos.

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    O montante será somado a um ciclo de R$ 13 bilhões investidos entre 2014 e 2020.

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    No começo de fevereiro a fabricante já havia mencionado que faria o aporte caso as negociações de otimização de custos junto a trabalhadores, concessionários, fornecedores e governos dessem certo.

    Pelo visto, entre “sins” e “nãos”, os executivos da empresa se mostraram satisfeitos com os resultados de seu plano de reestruturação, pois ratificaram que os R$ 10 bilhões serão mesmo aplicados nos complexos paulistas entre 2020 e 24.

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    Com isso, os mais de 13 mil empregos gerados nas duas unidades estão assegurados.

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    São José: S10 e câmbios

    Fábrica da GM em São José dos Campos (SP) (Divulgação/Chevrolet)

    Desse total, R$ 5 bilhões serão destinados ao complexo de São José dos Campos, conforme antecipado por QUATRO RODAS.

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    Lá, onde atualmente são fabricados os Chevrolet S10 e Trailblazer, os trabalhadores aceitaram uma proposta de redução de benefícios em dez tópicos em troca do investimento para modernização da unidade.

    No radar estão a fabricação de novos produtos, incluindo possivelmente a terceira geração da própria S10, além da modernização da produção de caixas de câmbio – que pode incluir a nacionalização da caixa automática de seis marchas que equipa praticamente toda a gama.

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    São Caetano: Tracker e picapinha

    Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) (Divulgação/Chevrolet)

    A outra metade será aplicada em São Caetano do Sul, onde será feito a partir do ano que vem a nova geração do Chevrolet Tracker e, posteriormente, as respectivas sucessoras de Montana e Spin. Também seguirão adiante as linhas de Onix e Prisma Joy.

    Por lá a negociação com o sindicato não deu em nada, pelo menos até o fim da vigência do atual acordo coletivo (março de 2020), mas isso não significa que a fabricante tenha ficado sem algum benefício.

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    Isso porque a prefeitura de São Caetano apresentou, também nesta terça, um programa chamado ProAuto, que gerará isenções e descontos em IPTU e ISSQN (Imposto sobre Serviços) pelos próximos oito anos.

    Por parte do governo estadual de SP, a GM vai receber 25% de subsídios em ICMS, teto do recém-apresentado programa IncentivAuto. Em troca, além de investir os R$ 10 bilhões prometidos, a companhia afirma que gerará 400 novos empregos diretos e 800 indiretos no estado.

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    Saldo final

    Com o anúncio, a GM fecha seu plano de reestruturação no Brasil – motivado pela ameaça da presidente global, Mary Barra, de deixar o país caso a operação não voltasse a dar lucro – com o seguinte saldo:

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