Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

GM está abandonando Apple CarPlay e Android Auto para sua segurança

A empresa afirma que os sistemas de conectividade trazem muitos problemas e desatenções para o motorista

Por Lucas Parente
13 dez 2023, 20h44

No começo de 2023, a GM anunciou que começaria a eliminar gradativamente a conectividade de smartphones Apple CarPlay e Android Auto de seus novos elétricos e, eventualmente, todos seus produtos pós está declaração foram muito ruins.

É quase auto-explicativo o motivo pelo qual estes produtos não foram bem aceitos pelo mercado. Estes programas de espelhamentos de telefone são muito populares entre compradores de carros novos e até usados.

2024 Chevrolet Blazer EV
(Divulgação/Chevrolet)

Depois do anúncio, muitas dúvidas ficaram no ar do porquê a GM decidiu fazer isso. No entanto, agora a empresa explicou um pouco mais sobre a sua ação ao portal MotorTrend.

Apesar dos representantes da marca terem divulgado algumas razões básicas para abandonar os sistemas com uma “ficha informativa de mídia”, toda a decisão foi mal comunicada. A empresa afirmava que teriam diversos benefícios com a saída dos programas de conectividade, com melhorias para os sistemas de direção semi autônoma, etc. Porém, nada disso realmente explicou a ação da marca.

Agora, com mais calma e mais informações, Tim Babbitt, chefe de produto de infoentretenimento da GM, falou a MotorTrend que o principal motivo para a retirada da conectividade é a segurança. Especificamente, ele citou a distração do motorista causada pelo uso do telefone no volante.

2024 Chevrolet Blazer EV

Além disso, Babbitt afirmou que o CarPlay e o Android Auto apresentam problemas de estabilidade, como conexão ruim, renderização ruim, respostas lentas e conexões perdidas. E quando esses problemas aparecem, os motoristas pegam seus celulares para resolvê-los, anulando completamente o propósito destes sistemas, que é não mexer no celular.

Continua após a publicidade

Babbitt acredita que tudo deve ser feito a partir de sistemas integrados ao veículo, fazendo com que os motoristas peguem menos no telefone. Para isso, a GM está desenvolvendo um software de infoentretenimento próprio.

Chamado de “Ultifi”, o sistema apresenta uma gama diversa de aplicativos integrados, como Maps e Google Assistant, além de outros populares como Spotify e Audible. Instalar estes aplicativos diretamente no seu carro evita o uso do celular no volante, facilitando a utilização do sistema central do veículo.

2024-chevrolet-blazer-ev-117
(Divulgação/Chevrolet)

Mas o verdadeiro destaque desta estratégia está no Google Assistant, que pode controlar diversos elementos por comando de voz. Sim, claro, comandos de voz não são novidades para carros. Porém, um assistente digital que realmente funcione e tenha acesso total ao dispositivo é uma ferramenta muito poderosa. Ele não estará apenas ali para receber ligações e ouvir mensagens de voz a qualquer momento, mas também para controlar áudio, navegação, clima, dentre outros mais.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar do raciocínio de Babbitt parecer sólido, muito dinheiro e dados pessoais estão em jogo. Como todo software, o sistema armazenará os dados de cada condutor, portanto muita segurança deve estar incluída neste projeto.

Continua após a publicidade

Além do desenvolvimento do novo sistema, a GM também está buscando parceiros para o gerenciamento interno da interface, que poderá também funcionar como um pequeno “shopping” dentro do carro, onde se poderá gastar dinheiro com produtos da GM, comida, gasolina e serviços de assinatura pelo próprio sistema da marca. As montadoras veem as assinaturas como uma nova é enorme fonte de renda, e só a GM espera faturar US$ 25 bilhões por ano apenas com assinaturas até 2030.

2024 Chevrolet Blazer EV
(Divulgação/Chevrolet)

A GM já administra o serviço para assinatura mais antigo do mercado, o OnStar. Novos sistemas, como Super Cruise e Ultra Cruise devem chegar no futuro em carros como o Blazer EV e outros futuros carros elétricos da GM.

Continua após a publicidade

Apesar de parecer inédito, a GM não é a única a tomar essa atitude em relação ao seu sistema de conectividade. A Tesla também nunca ofereceu Apple Carplay e Android Auto e conseguiu sobreviver com sistemas próprio. A Rivian também nunca ofereceu nenhum dos dois sistemas e segue com seu software próprio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.