Gasolina cai quase 5% de preço após redução da Petrobras
Desconto da estatal pode não afetar os preços nas bombas de combustível, pois tem o peso de só 30% da composição total do valor ao consumidor
A Petrobras decidiu fazer uma redução de 4,9% no preço da gasolina para distribuidoras nesta terça-feira (21). Em nota, a Petrobras informa que a redução será de R$ 0,14 o preço médio para cada litro vendido pela petrolífera, com isso, o valor final será de R$ 2,71.
Em entrevista ao portal Agência Brasil, o presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes no Distrito Federal (Sindicombustíveis), Paulo Tavares, disse que o preço final para o consumidor vai depender do valor que as distribuidoras vão vender para os postos do país.
“Para que essa redução possa chegar ao consumidor, é preciso que as distribuidoras repassem essa redução. Pode ocorrer ou não. Ou pode ocorrer de uma vez só ou de forma fracionada”, diz Tavares, em entrevista.

Além do preço da venda às distribuidoras, o valor final nas bombas de combustível é composto por outras variáveis. Cerca de 30% se refere ao preço cobrado pela Petrobras e o restante é formado pelo valor da distribuição e revenda, o custo do etanol anidro (que atualmente é de 30%), além dos impostos estaduais e federais. Portanto essa redução de cerca de 5% pode não afetar os preços nas bombas de todo o país.
Importante destacar que desde maio de 2023 a Petrobras não adota mais o preço de paridade de importação, política na qual os valores eram definidos com base em uma simulação de quanto custaria importar combustível para o Brasil. Atualmente a empresa mantém como referência o mercado internacional, mas faz ajustes nos preços de forma mais espaçada e com foco maior no mercado interno.
Segundo o comunicado da estatal, esta é a segunda queda nos preços de gasolina este ano, somando um total de redução superior a 10% em 2025. Apesar da queda na gasolina, a Petrobras manteve o preço de venda do diesel para as distribuidoras, depois de realizar três reduções do combustível em 2025.
Governo de SP cancela cobrança em 12 pedágios free flow por baixa adesão
Conserto de Bugatti Chiron batido custa milhões e marca se nega a vender peças
35% de etanol na gasolina? É o que defende o Presidente da Câmara dos Deputados
Picape anti-Toro da BYD vaza e confirma frente de Song e traseira de Shark
Omoda rival de Nivus e Fastback muda de nome e terá 1.0 turbo híbrido flex







