Uno 30 Anos
Trinta anos de Brasil depois, o compacto que começou renovando o segmento com seu espaço interno de carro maior e estilo moderno gerou derivações e há anos segue sendo uma prata da casa na Fiat
![Trinta anos de Brasil depois, o compacto que começou renovando o segmento com seu espaço interno de carro maior e estilo moderno gerou derivações e há anos segue sendo uma prata da casa na Fiat Trinta anos de Brasil depois, o compacto que começou renovando o segmento com seu espaço interno de carro maior e estilo moderno gerou derivações e há anos segue sendo uma prata da casa na Fiat](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_00.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1984 - Dezoito meses após ser lançado na Itália, o substituto do 147 chega ao Brasil com motores 1.0 e 1.3. Disponível apenas com carroceria de três portas, vem nas versões S e CS 1984 - Dezoito meses após ser lançado na Itália, o substituto do 147 chega ao Brasil com motores 1.0 e 1.3. Disponível apenas com carroceria de três portas, vem nas versões S e CS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_01.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1985 - Primeira derivação de carroceria do Uno, o Prêmio é exclusividade nacional para aposentar o Oggi. Além do amplo porta-malas de 444 litros, o sedã de duas portas estreia o motor 1.5 1985 - Primeira derivação de carroceria do Uno, o Prêmio é exclusividade nacional para aposentar o Oggi. Além do amplo porta-malas de 444 litros, o sedã de duas portas estreia o motor 1.5](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1986 - Inicialmente apenas na versão três portas, a perua Elba vem substituir a Panorama. Com tampa traseira que ergue a parte central do parachoque, leva até 1749 litros de bagagem 1986 - Inicialmente apenas na versão três portas, a perua Elba vem substituir a Panorama. Com tampa traseira que ergue a parte central do parachoque, leva até 1749 litros de bagagem](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_03.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1987 - Com faixas laterais e tampa do porta-malas negra com aerofólio, o Uno 1.5R traz rodas de liga, amortecedores pressurizados e o motor do Prêmio de 71 cv trabalhado para render 85 cv 1987 - Com faixas laterais e tampa do porta-malas negra com aerofólio, o Uno 1.5R traz rodas de liga, amortecedores pressurizados e o motor do Prêmio de 71 cv trabalhado para render 85 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_04.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1987 - O Prêmio ganha versão CSL de quatro portas, base para a versão que seria exportada para a matriz italiana, rebatizada de Duna 1987 - O Prêmio ganha versão CSL de quatro portas, base para a versão que seria exportada para a matriz italiana, rebatizada de Duna](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_05.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1988 - Substituto do 147 em versão equivalente, o Uno Furgão dispensava o banco traseiro e vinha com as janelas laterais traseiras pintadas na cor do carro, nas versões 1.3 e 1.5 1988 - Substituto do 147 em versão equivalente, o Uno Furgão dispensava o banco traseiro e vinha com as janelas laterais traseiras pintadas na cor do carro, nas versões 1.3 e 1.5](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1988 - Com o nome Fiorino Pick-up, a substituta da picape City, é lançada inicialmente com motor 1.3. Posteriormente, ela adotaria motores 1.5 e 1.6 1988 - Com o nome Fiorino Pick-up, a substituta da picape City, é lançada inicialmente com motor 1.3. Posteriormente, ela adotaria motores 1.5 e 1.6](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_07-e1529526960470.jpeg?quality=70&strip=info&w=796&w=636)
![1988 - Além da picape, o Uno também serve de base para a nova Fiorino Furgão 1.3, com 2700 litros de capacidade volumétrica ou 540 kg de peso 1988 - Além da picape, o Uno também serve de base para a nova Fiorino Furgão 1.3, com 2700 litros de capacidade volumétrica ou 540 kg de peso](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1989 - Motor 1.600 cc passa a ser fabricado para equipar alguns modelos, como o Fiat Uno 1.6R e a nova Elba CSL, de cinco portas (aqui com a frente nova para 1991) 1989 - Motor 1.600 cc passa a ser fabricado para equipar alguns modelos, como o Fiat Uno 1.6R e a nova Elba CSL, de cinco portas (aqui com a frente nova para 1991)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1990 - Com motor de 994,4 cm e acabamento espartano, o Uno Mille se torna fenômeno de vendas ao se beneficiar do IPI reduzido para carros com motores de até 1.0 litro 1990 - Com motor de 994,4 cm e acabamento espartano, o Uno Mille se torna fenômeno de vendas ao se beneficiar do IPI reduzido para carros com motores de até 1.0 litro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1992 - O Mille Electronic introduz ignição eletrônica mapeada, que ajuda na eficiência do motor, sem aumentar o consumo, e a versão de cinco portas do Uno 1992 - O Mille Electronic introduz ignição eletrônica mapeada, que ajuda na eficiência do motor, sem aumentar o consumo, e a versão de cinco portas do Uno](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_11.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1994 - Equipado com o primeiro motor turbinado de série no Brasil (um 1.4 italiano de 116 cv), o Uno Turbo chega a 195 km/h.O Mille ELXtraz ar condicionado opcional, outro pioneirismo 1994 - Equipado com o primeiro motor turbinado de série no Brasil (um 1.4 italiano de 116 cv), o Uno Turbo chega a 195 km/h.O Mille ELXtraz ar condicionado opcional, outro pioneirismo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_12.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![1994 - Ambas as Fiorino, picape e furgão, ganham medidas entre os eixos. Em vez dos 2,36 metros iniciais, agora eram 2,59 metros 1994 - Ambas as Fiorino, picape e furgão, ganham medidas entre os eixos. Em vez dos 2,36 metros iniciais, agora eram 2,59 metros](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_13.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2004 - O novo Mille Fire - já sem o nome Uno - traz nova frente e parachoques na cor do carro, em comemoração aos 20 anos de lançamento do Uno. Muitos não gostam do resultado 2004 - O novo Mille Fire - já sem o nome Uno - traz nova frente e parachoques na cor do carro, em comemoração aos 20 anos de lançamento do Uno. Muitos não gostam do resultado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_14.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2005 - Com visual repaginado com borda negra contornando grade e parte superior dos parachoques, chega o Mille Flex, que produz até 66 cv 2005 - Com visual repaginado com borda negra contornando grade e parte superior dos parachoques, chega o Mille Flex, que produz até 66 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_15.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2006 - Parachoques negros, bordas na abertura dos paralamas e suspensão elevada caracteriza o novo Mille Way, vendido como kit. A ideia é transitar bem por estradas de terra 2006 - Parachoques negros, bordas na abertura dos paralamas e suspensão elevada caracteriza o novo Mille Way, vendido como kit. A ideia é transitar bem por estradas de terra](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_16.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2010 - O novo Uno conta com desenho completamente novo de cantos arredondados e mecânica aperfeiçoada, em versões 1.0 e 1.4, ambas flex 2010 - O novo Uno conta com desenho completamente novo de cantos arredondados e mecânica aperfeiçoada, em versões 1.0 e 1.4, ambas flex](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_17.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2010 - O Way se torna versão, agora com rack no teto. O Uno cresce 8 cm no comprimento, 9 cm na largura e 4 cm na altura. 2010 - O Way se torna versão, agora com rack no teto. O Uno cresce 8 cm no comprimento, 9 cm na largura e 4 cm na altura.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_18.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2011 - A versão com duas portas a menos chega meses depois, inclusive na versão Way. Há 11,5 milhões de combinações possíveis com os itens de personalização oferecidos para o Uno 2011 - A versão com duas portas a menos chega meses depois, inclusive na versão Way. Há 11,5 milhões de combinações possíveis com os itens de personalização oferecidos para o Uno](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_19.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2014 - A partir da versão duas portas, surge o novo Uno Furgão, com vidros laterais traseiros negros e grade interna. Ele também é oferecido nas versões 1.0 e 1.4 2014 - A partir da versão duas portas, surge o novo Uno Furgão, com vidros laterais traseiros negros e grade interna. Ele também é oferecido nas versões 1.0 e 1.4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_20.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![2014 - Completamente repaginada, o Fiorino passa a ser baseado na atual geração do Uno. Apenas com motor 1.4, ele leva 650 kg de carga, 30 kg a mais que o modelo anterior 2014 - Completamente repaginada, o Fiorino passa a ser baseado na atual geração do Uno. Apenas com motor 1.4, ele leva 650 kg de carga, 30 kg a mais que o modelo anterior](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_21.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.