![O Opala SS venceu a eleição do Melhor Esportivo Nacional, promovida por QUATRO RODAS em sua página oficial no Facebook | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O Opala SS venceu a eleição do Melhor Esportivo Nacional, promovida por QUATRO RODAS em sua página oficial no Facebook | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_01.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Na grande final, o clássico da GM superou outro modelo lendário da época, o Ford Maverick; a vitória foi apertada: o Opala teve pouco mais de 52% dos votos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530" rel="migration"></a> Na grande final, o clássico da GM superou outro modelo lendário da época, o Ford Maverick; a vitória foi apertada: o Opala teve pouco mais de 52% dos votos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Ícone da GM, o Opala SS era o sonho da molecada daquele tempo, que sonhava em acelerar o vigoroso motor 4.1 pelas ruas e avenidas | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Ícone da GM, o Opala SS era o sonho da molecada daquele tempo, que sonhava em acelerar o vigoroso motor 4.1 pelas ruas e avenidas | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_03.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![As faixas negras que decoravam a carroceria e o nome SS (de Separated Seats, ou assentos separados) identificavam o esportivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> As faixas negras que decoravam a carroceria e o nome SS (de Separated Seats, ou assentos separados) identificavam o esportivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_04.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Embora o sedã tivesse sido lançado em 1968, o cupê chegou às ruas somente quatro anos depois, com uma carroceria fastback e sem colunas centrais | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia</a> Embora o sedã tivesse sido lançado em 1968, o cupê chegou às ruas somente quatro anos depois, com uma carroceria fastback e sem colunas centrais | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_05.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com 140 cv debaixo do capô, o SS conseguia chegar aos 169,49 km/h, uma marca bastante impressionante para a época | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Com 140 cv debaixo do capô, o SS conseguia chegar aos 169,49 km/h, uma marca bastante impressionante para a época | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Além do design sedutor, o Opala SS também chamava atenção pelas inovações, como a introdução do câmbio manual de quatro marchas | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Além do design sedutor, o Opala SS também chamava atenção pelas inovações, como a introdução do câmbio manual de quatro marchas | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_07.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Até a perua Caravan ganhou uma versão SS em 1978: eram os primeiros indícios de perda da proposta original do modelo, concebido para ser um legítimo esportivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683" rel="migration"></a> Até a perua Caravan ganhou uma versão SS em 1978: eram os primeiros indícios de perda da proposta original do modelo, concebido para ser um legítimo esportivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Já o sedã existiu desde o fim dos anos 60, mas acabou sendo ofuscado pela exuberância do cupê; nos testes, o sedã acelerava mais rápido, mas ficava para trás na velocidade máxima | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-es" rel="migration"></a> Já o sedã existiu desde o fim dos anos 60, mas acabou sendo ofuscado pela exuberância do cupê; nos testes, o sedã acelerava mais rápido, mas ficava para trás na velocidade máxima | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-es" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Acabamento de primeira qualidade e detalhes esportivos (como o belo volante de três raios) conquistaram uma legião de fãs | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Acabamento de primeira qualidade e detalhes esportivos (como o belo volante de três raios) conquistaram uma legião de fãs | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A família SS passou por sua última reestilização em 1980, com novos faróis e lanternas e faixas decorativas apenas nas laterais do veículo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration"></a> A família SS passou por sua última reestilização em 1980, com novos faróis e lanternas e faixas decorativas apenas nas laterais do veículo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/opala-ss-melhor-esportivo-nacional-683530.shtml" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_11.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Na votação realizada na página de QUATRO RODAS no Facebook, o Ford Maverick GT foi o vice-campeão, perdendo o título para o Opala por poucos votos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_143497.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Na votação realizada na página de QUATRO RODAS no Facebook, o Ford Maverick GT foi o vice-campeão, perdendo o título para o Opala por poucos votos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_143497.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_27.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Honda Civic Si chegou à semi-final da votação, comprovando sua aceitação entre a nova geração e sua vocação de futuro clássico | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/volkswagen-jetta-tsi-x-honda-civic-si-288109_p.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O Honda Civic Si chegou à semi-final da votação, comprovando sua aceitação entre a nova geração e sua vocação de futuro clássico | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/volkswagen-jetta-tsi-x-honda-civic-si-288109_p.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_26.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Talvez o representante mais famoso dos muscle-cars, o Dodge Charger R/T acabou derrotado pelo Chevrolet Opala SS e perdeu a chance de ir à final | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/dodge-charger-484672.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Talvez o representante mais famoso dos muscle-cars, o Dodge Charger R/T acabou derrotado pelo Chevrolet Opala SS e perdeu a chance de ir à final | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/dodge-charger-484672.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_12a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Outro esportivo contemporâneo, o Volkswagen Golf GTI, também chegou perto da grande final, mas acabou sendo derrotado pelo Civic | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_230247.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Outro esportivo contemporâneo, o Volkswagen Golf GTI, também chegou perto da grande final, mas acabou sendo derrotado pelo Civic | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_230247.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_28.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Considerado por muitos como o Volkswagen mais bonito de todos os tempos, o brasileiro SP2 não fez muito sucesso na época, mas hoje são disputados por colecionadores de todo o mundo; na votação, foi derrotado pelo Opala SS | <a href="https://quatrorodas.abr" rel="migration"></a> Considerado por muitos como o Volkswagen mais bonito de todos os tempos, o brasileiro SP2 não fez muito sucesso na época, mas hoje são disputados por colecionadores de todo o mundo; na votação, foi derrotado pelo Opala SS | <a href="https://quatrorodas.abr" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_13.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O primeiro carro produzido em série com turbocompressor: o Uno Turbo marcou época pela tecnologia de ponta e pelo desempenho do motor 1.4, que o fazia chegar quase aos 200 km/h; na votação, ele perdeu para o Maverick | <a href="https://quatrorodas.abril.com" rel="migration"></a> O primeiro carro produzido em série com turbocompressor: o Uno Turbo marcou época pela tecnologia de ponta e pelo desempenho do motor 1.4, que o fazia chegar quase aos 200 km/h; na votação, ele perdeu para o Maverick | <a href="https://quatrorodas.abril.com" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_14.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Um mês após a apresentação do Uno, foi a vez do Tempra Turbo chegar às ruas; além do estilo agressivo, o sedã chamava atenção pelo comportamento nervoso do motor 2.0 turbo, que despejava 165 cv no asfalto; os fãs do Facebook levaram o Tempra até as quarta Um mês após a apresentação do Uno, foi a vez do Tempra Turbo chegar às ruas; além do estilo agressivo, o sedã chamava atenção pelo comportamento nervoso do motor 2.0 turbo, que despejava 165 cv no asfalto; os fãs do Facebook levaram o Tempra até as quarta](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_18.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com um motor 1.5 de 85 cv e carburador Solex duplo, o Passat TS era cobiçado pela juventude dos anos 70; no Facebook, foi superado pelo moderno Civic Si | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_187860.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Com um motor 1.5 de 85 cv e carburador Solex duplo, o Passat TS era cobiçado pela juventude dos anos 70; no Facebook, foi superado pelo moderno Civic Si | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_187860.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_19.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Puma GT não era tão esportivo assim no desempenho, mas encantava pelo belo design que o fazia ser comparado aos modelos europeus; pena que não foi bem em nossa eleição, perdendo para o Golf GTI | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasile" rel="migration"></a> O Puma GT não era tão esportivo assim no desempenho, mas encantava pelo belo design que o fazia ser comparado aos modelos europeus; pena que não foi bem em nossa eleição, perdendo para o Golf GTI | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasile" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_23.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Outro clássico nacional, o Willys Interlagos povoou a imaginação dos jovens motoristas nos anos 60; seu azar foi ter enfrentado (e perdido) para o Maverick Outro clássico nacional, o Willys Interlagos povoou a imaginação dos jovens motoristas nos anos 60; seu azar foi ter enfrentado (e perdido) para o Maverick](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_15.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Belo como poucos modelos já produzidos por aqui, o Karmann Ghia foi feito para desfilar, já que o motor VW não primava pelo alto desempenho; foi superado pelo Fiat Uno Turbo no Facebook | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/karma" rel="migration"></a> Belo como poucos modelos já produzidos por aqui, o Karmann Ghia foi feito para desfilar, já que o motor VW não primava pelo alto desempenho; foi superado pelo Fiat Uno Turbo no Facebook | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/karma" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_22.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Nem todos conhecem o Brasinca 4200 GT, um esportivo de linhas arrojadas e que (dizem) inspirou o Jensen Interceptor; acabou sendo derrotado em nossa votação virtual pelo SP2 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_139340.s" rel="migration"></a> Nem todos conhecem o Brasinca 4200 GT, um esportivo de linhas arrojadas e que (dizem) inspirou o Jensen Interceptor; acabou sendo derrotado em nossa votação virtual pelo SP2 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_139340.s" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_17.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Gol GTi foi o primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrõnica de combustível; na eleição virtual promovida por QR, ele enfrentou um rival de peso e acabou derrotado pelo Opala SS | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasilei" rel="migration"></a> O Gol GTi foi o primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrõnica de combustível; na eleição virtual promovida por QR, ele enfrentou um rival de peso e acabou derrotado pelo Opala SS | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasilei" rel="migration"></a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_20.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Outro clássico dos anos 80/90, o Escort XR3 ainda é reverenciado até hoje, mas foi derrotado por pouco pelo Fiat Tempra Turbo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_143481.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Outro clássico dos anos 80/90, o Escort XR3 ainda é reverenciado até hoje, mas foi derrotado por pouco pelo Fiat Tempra Turbo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_143481.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120502_opa_24.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
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