A importância da suspensão dianteira
Sua função é muito mais importante do que a traseira - e talvez do que você pudesse imaginar
![Rabo-duro e paralelogramo deformável na dianteira até os anos 30 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Rabo-duro e paralelogramo deformável na dianteira até os anos 30 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_01.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A frente Earles, triangulada para trás, é usada até hoje nas motos com sidecar | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A frente Earles, triangulada para trás, é usada até hoje nas motos com sidecar | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Garfo Springer, dos anos 50, ainda equipa séries especiais da Harley | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Garfo Springer, dos anos 50, ainda equipa séries especiais da Harley | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_03.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A Vespa, desde 1946, aplica sua alavanca à frente, triangulada, de um lado só | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A Vespa, desde 1946, aplica sua alavanca à frente, triangulada, de um lado só | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_04.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Leve e simples, o garfo Ceriani virou padrão desde os anos 60, em várias versões | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Leve e simples, o garfo Ceriani virou padrão desde os anos 60, em várias versões | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_05.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Frente upside down (USD), com a canela, mais pesada, suspensa e fixada no chassi | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Frente upside down (USD), com a canela, mais pesada, suspensa e fixada no chassi | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A Duolever aplica conceitos automobilísticos e agrega design às BMW série K | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A Duolever aplica conceitos automobilísticos e agrega design às BMW série K | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_07.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Garfo Telelever, da BMW, funciona exemplarmente, porém é mais caro e complexo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Garfo Telelever, da BMW, funciona exemplarmente, porém é mais caro e complexo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Balança frontal em paralelogramo deformável é cara excentricidade de alguns projetos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Balança frontal em paralelogramo deformável é cara excentricidade de alguns projetos | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/moto/servicos/importancia-suspensao-dianteira-705833.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/633_sus_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.