50 anos do Puma
Em 1964, a equipe Vemag encomendou a Genro 'Rino' Malzoni a primeira carroceria em fibra de vidro do esportivo que usaria nas pistas. O GT Malzoni teria uma versão de rua que daria origem ao primeiro Puma, a mais bem-sucedida marca fora-de-série do Brasil
![Em 1964, a equipe Vemag encomendou a Genro Rino Malzoni a primeira carroceria em fibra de vidro do esportivo que usaria nas pistas. O GT Malzoni teria uma versão de rua que daria origem ao primeiro Puma, a mais bem-sucedida marca fora-de-série do Brasil Em 1964, a equipe Vemag encomendou a Genro Rino Malzoni a primeira carroceria em fibra de vidro do esportivo que usaria nas pistas. O GT Malzoni teria uma versão de rua que daria origem ao primeiro Puma, a mais bem-sucedida marca fora-de-série do Brasil](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/000-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Antes de haver a marca Puma, houve a Lumimari (abreviatura dos nomes dos sócios). Ela fez o motor DKW 1.0 dois tempos, com três cilindros e três carburadores produzir 100 cv Antes de haver a marca Puma, houve a Lumimari (abreviatura dos nomes dos sócios). Ela fez o motor DKW 1.0 dois tempos, com três cilindros e três carburadores produzir 100 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/001-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Apelidado de Puma DKW, o esportivo foi repaginado por Anísio Campos para o Salão do Automóvel de 1966 e rebatizado de Puma GT, com parachoques bipartidos e painel em jacarandá Apelidado de Puma DKW, o esportivo foi repaginado por Anísio Campos para o Salão do Automóvel de 1966 e rebatizado de Puma GT, com parachoques bipartidos e painel em jacarandá](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/002-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com a falência da DKW-Vemag, em 1968 um novo projeto foi feito sobre a base mecânica VW do Karmann Ghia, com motor 1.5. O desenho foi inspirado no Lamborghini Miura Com a falência da DKW-Vemag, em 1968 um novo projeto foi feito sobre a base mecânica VW do Karmann Ghia, com motor 1.5. O desenho foi inspirado no Lamborghini Miura](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/003-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Criado em parceria com QUATRO RODAS para sortear três exemplares exclusivos entre os leitores em 1969, usava motor VW 1.6 de carburação dupla e segue sendo um caso único no Brasil Criado em parceria com QUATRO RODAS para sortear três exemplares exclusivos entre os leitores em 1969, usava motor VW 1.6 de carburação dupla e segue sendo um caso único no Brasil](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/004-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com teto de lona ou rígido, o Puma conversível surgiu em 1971 um grande aerofólio traseiro e rodas de magnésio exclusivas. Outra particularidade são as depressões longitudinais na dianteira Com teto de lona ou rígido, o Puma conversível surgiu em 1971 um grande aerofólio traseiro e rodas de magnésio exclusivas. Outra particularidade são as depressões longitudinais na dianteira](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/005-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O "E" de "exportação veio em 1970, quando ele passou a contar com motor 1.6 (e opção de preparação até 2.0). Em 1973 chegaram os piscas dianteiros entre os faróis já sem bolha O "E" de "exportação veio em 1970, quando ele passou a contar com motor 1.6 (e opção de preparação até 2.0). Em 1973 chegaram os piscas dianteiros entre os faróis já sem bolha](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/006-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 1973, o conversível passa a se chamar GTS, com alterações na carroceria que o aproximavam do GTE. Saía de cena o característico aerofólio do GTE Spider Em 1973, o conversível passa a se chamar GTS, com alterações na carroceria que o aproximavam do GTE. Saía de cena o característico aerofólio do GTE Spider](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/007-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O novo modelo, baseado na mecânica seis-cilindros do Opala adota estilo inspirado nos muscle cars americanos. O chassi era próprio, já que o Opala adotava estrutura monobloco O novo modelo, baseado na mecânica seis-cilindros do Opala adota estilo inspirado nos muscle cars americanos. O chassi era próprio, já que o Opala adotava estrutura monobloco](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/008-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Ele não saiu da fase de protótipo, mas foi um dos destaques no Salão do Automóvel de 1974. Era equipado com um motor de dois cilindros e 30 cv e pesava meia tonelada Ele não saiu da fase de protótipo, mas foi um dos destaques no Salão do Automóvel de 1974. Era equipado com um motor de dois cilindros e 30 cv e pesava meia tonelada](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/009-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 1975, o chassi passou a ser de Brasília. O interior ficou maior, as colunas traseiras ficaram bem mais finas para comportar novas janelas laterais e as lanternas eram de Kombi Em 1975, o chassi passou a ser de Brasília. O interior ficou maior, as colunas traseiras ficaram bem mais finas para comportar novas janelas laterais e as lanternas eram de Kombi](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/010-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com o chassi de Brasília, mais largo, o conversível fica com a inclinação da traseira ainda mais acentuada, substituída em 1977 por um desenho mais reto e elevado Com o chassi de Brasília, mais largo, o conversível fica com a inclinação da traseira ainda mais acentuada, substituída em 1977 por um desenho mais reto e elevado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/011-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A segunda geração chegou em 1978 com novo design e faróis duplos. O painel era completo, os revestimentos de couro. Ele trazia direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos e toca-fitas A segunda geração chegou em 1978 com novo design e faróis duplos. O painel era completo, os revestimentos de couro. Ele trazia direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos e toca-fitas](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/012-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 1981 a Puma evoluiu o desenho do GTE com parachoques envolventes e lanternas envolventes de Brasília. O cupê passou a ser chamado de GTI (de Internacional) Em 1981 a Puma evoluiu o desenho do GTE com parachoques envolventes e lanternas envolventes de Brasília. O cupê passou a ser chamado de GTI (de Internacional)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/013-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com mais um novo nome (o "C" vinha de Cabriolet), o conversível herdou as mesmas mudanças da versão cupê. Maçanetas e piscas laterais ficaram retangulares Com mais um novo nome (o "C" vinha de Cabriolet), o conversível herdou as mesmas mudanças da versão cupê. Maçanetas e piscas laterais ficaram retangulares](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/014-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com o P018 (de Puma e 18º projeto), o desenho todo ficou mais reto, fora as maçanetas circulares. Ainda a ar, o motor 1.7 tinha comando P2 e dupla carburação e o câmbio estava mais longo Com o P018 (de Puma e 18º projeto), o desenho todo ficou mais reto, fora as maçanetas circulares. Ainda a ar, o motor 1.7 tinha comando P2 e dupla carburação e o câmbio estava mais longo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/015-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Com a venda da marca pela Araucária S/A para a Alfa Metais em 1988, o antigo P018 passou a ser chamado de AM3, equipado com motor VW 1.6 arrefecido a água - depois AM4 1.8 Com a venda da marca pela Araucária S/A para a Alfa Metais em 1988, o antigo P018 passou a ser chamado de AM3, equipado com motor VW 1.6 arrefecido a água - depois AM4 1.8](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/016-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O antigo GTB ganhou frente inclinada com pisca verticais e bancos Recaro. A mecânica seis-cilindros de Opala foi mantida e do modelo Chevrolet vinham também as novas lanternas O antigo GTB ganhou frente inclinada com pisca verticais e bancos Recaro. A mecânica seis-cilindros de Opala foi mantida e do modelo Chevrolet vinham também as novas lanternas](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/017-puma-50-anos.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)