GAC tem o único carro voador do Salão do Automóvel – e ele custa mais de R$ 1,3 milhão
Modelo elétrico tem condução autônoma, recarga total em 30 minutos e antecipa o futuro da mobilidade aérea da marca chinesa
Após ter lançado cinco carros de uma vez no Brasil, a GAC tem como grande novidade no Salão do Automóvel de São Paulo o GAC GOVY AirCab, o seu primeiro carro voador (eVTOL). A intenção não é fazer os GAC ganharem os ares: o modelo desembarca no Brasil exclusivamente para exibição.
Revelado originalmente em Hong Kong, o modelo marca a entrada definitiva da GAC no segmento de mobilidade aérea, algo que também é explorado por outras fabricantes chinesas, como a XPeng. A estratégia é clara: demonstrar capacidade tecnológica para integrar o transporte terrestre e aéreo.
O sistema de propulsão é 100% elétrico. O conjunto é alimentado por baterias cilíndricas de alta densidade, essenciais para garantir a relação peso/potência necessária para o voo vertical. A estrutura é composta por mais de 90% de fibra de carbono aeroespacial, cerca de 30% mais leve que o alumínio aeroespacial.
Um dos destaques técnicos é o sistema de gerenciamento térmico e de energia. Ele permite suportar recargas rápidas de alta potência, garantindo uma carga completa em apenas 30 minutos – que também é o tempo de autonomia de voo, um fator crítico para a viabilidade comercial deste tipo de veículo.
O veículo tem vocação estritamente urbana para “última milha” ou conexões rápidas entre pontos estratégicos e tem apenas dois lugares a bordo. Sua condução é autônoma de Nível 4. O “cérebro” do veículo possui uma capacidade de processamento superior a 500 TOPS (trilhões de operações por segundo), permitindo detecção de obstáculos em um raio de até 300 metros.
A segurança é garantida por redundância de sistemas. A navegação possui precisão de trajetória com margem de erro inferior a 0,1 grau. Em um cenário crítico de falha de propulsão, o design modular permite a separação física entre a cabine e o chassi dos rotores, visando um pouso controlado de emergência.
O interior não é espartano. A cabine oferece conectividade 5G, assistente inteligente por voz e climatização avançada. Há ainda mimos típicos de carros de luxo, como sistema de fragrâncias e som ambiente, focados na experiência do passageiro que não precisa pilotar.
O GAC GOVY AirCab já entrou na fase de certificação de aeronavegabilidade na Ásia. A previsão é que a produção em massa e as primeiras entregas ocorram no segundo semestre de 2026. Na China, o modelo está em pré-venda por 1,69 milhão de Yuans (aproximadamente R$ 1,35 milhão em conversão direta, sem impostos).
Mitsubishi Triton Savana estreia com a mesma receita de 21 anos atrás e motor biturbo
Nova geração da Nissan Frontier é uma Mitsubishi Triton com outro nome
Ram mostra as picapes inéditas 3500 Mega Cab Dually e 1500 RHO
Salão repleto de carros elétricos não tem carregador e já sofre com a Fórmula E







