Futuro híbrido nacional, Lecar 459 tem preço antes mesmo de ter fábrica
Fábrica ficará pronta apenas daqui a dois anos, mas a Lecar já aceita reservas para garantir o preço promocional de R$ 147.990
Com a promessa de fabricar o primeiro carro híbrido com projeto nacional, a Lecar anunciou a construção de sua fábrica há um mês. Será em Sooretama, no Espírito Santo. A pedra fundamental ainda não foi lançada, mas a inauguração está prevista para agosto de 2026. Mesmo assim, o primeiro carro da marca já tem preço e está em pré-venda.
O chamado Lecar 459 Híbrido está em sua segunda proposta de design, com visual inspirado em carros da Tesla. O preço deste carro híbrido? Mais barato que um VW Virtus Exclusive: R$ 147.990. É uma pechincha para um carro que promete 1.000 km de autonomia, mas ainda falta pelo menos dois anos para a produção começar.
De acordo com a fabricante, o preço de R$ 147.990 para o Lecar 459 é promocional e só vale para quem fizer a reserva mediante o pagamento de R$ 1.300 em seu site.
A Lecar, inclusive, já mudou radicalmente o projeto do carro. A empresa surgiu no final de 2023 prometendo um carro elétrico e a primeira proposta de design (que até ganhou um protótipo) não era nada interessante.
Este que promete ser o Lecar 459 de produção será um híbrido série, ou seja, que terá motor a combustão apenas para gerar energia para alimentar um motor elétrico.
A mecânica já está definida. Será impulsionado por um motor elétrico traseiro da HEPU Power, com 163 cv de potência e 26,3 kgfm. A energia será gerada pelo mesmo motor do Renault Kardian, um 1.0 turbo de 122 cv da Horse (empresa da Renault e da Geely e responsável pela fabricação de motores), que acionará um gerador WEG de 50 kW.
O motor elétrico não necessariamente consome toda a energia gerada, então as sobras seriam acumuladas em uma bateria de 18,4 kWh da marca Winston. A Lecar promete uma autonomia combinada de 1.000 km e também promete 0 aos 100 km/h em 10,9 segundos, mas tudo isso é estimado e poderá mudar bastante até que o primeiro protótipo fique pronto.
Também é possível que mude o fato de ser impossível recarregar sua bateria em tomadas, porque o projeto simplesmente não contempla um bocal de carregamento. Ou seja, da forma como está apenas o motor flex pode recarregar a bateria.
O porte do Lecar 459 é de sedã médio: tem 4,35 m de comprimento; 1,82 m de largura; 1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O peso fica na casa dos 1.396 kg e, segundo a marca, o porta-malas terá 530 l de capacidade.
De acordo com a Lecar, seu carro híbrido brasileiro também contaria com sistema completo de ADAS, com sistema de permanência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de frenagem de emergência e mais. Ainda assim o índice de nacionalização seria de 83%.
O Lecar 459 ainda terá garantia de 3 anos, na média do mercado, mas a garantia da sua bateria será de 10 anos.