Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Frankfurt: renascida, Borgward pode vir ao Brasil

Marca alemã mostra BX7 TS, primeiro carro depois de ser comprada pela Foton

Por Rodrigo Furlan (com informações de Vitor Matsubara) Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 16 set 2015, 11h54
fabricantes

Tradicional marca alemã, a Borgward exibe neste Salão de Frankfurt seu primeiro novo modelo depois de 54 anos sem novidades. Trata-se do BX7 TS, utilitário esportivo baseado no Audi Q5, mas com algumas alterações estruturais (por exemplo, uma carroceria 20 centímetros mais longa) e motor 2.0 turbo de 240 cavalos de potência.

Segundo Benjamin Nawka, chefe de design da montadora, o objetivo é fazer com que o BX7 TS seja o primeiro de uma série de modelos voltados ao “luxo acessível”. A ideia é fazer dois lançamentos anualmente, de modo que a marca crie um portfólio recheado o suficiente para que a meta de 500 mil carros vendidos ao ano seja atingida.

A perspectiva é de que as primeiras unidades sejam produzidas e vendidas na China no primeiro semestre de 2016. Entre 2017 e 2018, a Borgward passará a desembarcar em mercados emergentes. O primeiro deles deverá ser o indiano, mas o Brasil também se encaixa no perfil desejado pelos dirigentes da companhia.

borgward-bx7-ts-2.jpeg
Continua após a publicidade

História

Apesar de pouco falada nos dias de hoje, a Borgward foi uma montadora alemã de muita relevância nas décadas de 1930, 40 e 50. Ela foi responsável por introduzir diversas tecnologias nos carros alemães, como suspensão a ar e transmissão automática. Por problemas administrativos, a marca faliu em 1963.

Entretanto, em 2008, Carl e Christian Borgward refundaram a Borgward (agora, chamada Borgward AG). Finalmente, no início de 2015 – precisamente, durante o Salão de Genebra – foi anunciado o plano de renascimento da marca para o mercado global, logo depois de a chinesa Foton adquirir o controle financeiro da companhia.

VEJA MAIS– Cemitério das marcas

– Borgward revela volta após 50 anos

Continua após a publicidade

Publicidade