Fórmula E confirma categoria de corridas com carros autônomos para 2016

Segundo organizadores, a missão é mostrar que esse tipo de veículo "veio para ficar" e pode suportar situações extremas

geral geral

geral (/)

Na última sexta-feira (27), a Fórmula E, competição de automobilismo que utiliza carros movidos exclusivamente à energia elétrica, anunciou que uma nova categoria fará parte do campeonato em 2016. Conhecida como Roborace, ela consistirá em corridas com veículos autônomos capazes de atingir velocidades superiores a 300 km/h.

A ideia surgiu de uma parceria com uma empresa chamada Kinetik. Por ora, já são dez equipes confirmadas no novo torneio, e cada uma delas terá dois carros a sua disposição para competir nos mesmos circuitos de rua nos quais os eventos da Fórmula E acontecem. Como não há pilotos, o diferencial de cada time estará no desenvolvimento de melhores algoritmos e melhor inteligência artificial para percorrer os caminhos de forma mais rápida, em corridas que terão duração de uma hora.

A Roborace tem como objetivo principal cobrir os espaços deixados por uma categoria anterior, a School Series, na qual jovens competiam em carros elétricos menores. Além disso, a nova categoria quer dar suporte ao desenvolvimento da área de inteligência artificial para carros autônomos, que cresceu muito nos últimos anos.

Segundo os organizadores da Fórmula E, a missão é demonstrar que os carros elétricos e autônomos vieram para ficar e também podem operar em situações extremas. A crença é a de que existem talentos independentes no mundo que podem contribuir com a iniciativa – e é por isso que uma das equipes de competidores será formada por um grupo de entusiastas e experts em software e tecnologia de diversos países.

A categoria também está aberta às empresas e organizações que quiserem botar à prova seu potencial criativo e competitivo. Mais detalhes sobre a Roborace serão divulgados no começo do ano que vem, antes do início da temporada da Fórmula E.

LEIA TAMBÉM:– Jornalista diz que teste com carro autônomo do Google foi “chato”– Carro autônomo da Apple pode estar próximo de iniciar testes em público

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s