Como reflexo da reformulação do modelo de negócios da Ford na América do Sul, que levou ao fechamento de suas fábricas no Brasil, a Argentina também pode encarar uma considerável diminuição em sua rede de concessionárias Ford da marca norte-americana.
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O objetivo da empresa é adequar sua rede de prestação de serviços à nova demanda de seu mercado, sem carros de volume como o Ka. Com seu novo portfólio dedicado majoritariamente composto por picapes, SUVs médios e grandes, vans e esportivos, como o clássico Mustang, a procura por serviços e o volume de vendas deve diminuir.
A atual rede é composta por 59 concessionárias por todo o país e deve sofrer um enxugamento de cerca de 25%: Especula-se o fechamento de 12 a 15 pontos de venda.
A empresa ainda não comentou se há algum prazo para a conclusão dos desligamentos, qual o impacto nos empregos e nem qual o método de avaliação para decidir os fechamentos, mas fontes de dentro da Ford, na Argentina, afirmaram ao Autoblog Argentna que ela buscará manter a cobertura nacional.
O processo já começou com o anúncio do desligamento das atividades da concessionária Ford Serra Lima, Buenos Aires, que vendia carros da marca há mais de 114 anos.
Como no Brasil, a comercialização do Ford Ka foi descontinuada. Contudo, o EcoSport seguirá à venda: em vez de ser importado das fábricas do brasileiras, será importado Índia ou da Turquia.
Segundo o Presidente da Ford South America, os progressos alcançados pela equipe sul-americana de mercado na transformação da operação incluiu a descontinuação de produtos não lucrativos e a saída do mercado de caminhões pesados.
Mesmo que com a produção concentrada no país com a produção de picapes, a Argentina não se safou dos cortes e devemos ver o mesmo movimento ser repetido em outros países da América do Sul.
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