Ford Ranger a hidrogênio leva ainda mais carga e emite apenas água
Picape transformada pela H2X, startup australiana, será entregue aos compradores em abril de 2022 e terá capacidade de carga de 1,5 tonelada
Enquanto a Ford concentra seus esforços em modelos movidos a energia elétrica, como a picape F-150 Lightning, uma startup australiana foi além e anunciou a Ranger como seu primeiro modelo abastecido com células de hidrogênio. A H2X Global produzirá o modelo, que não tem qualquer relação oficial com a Ford, em uma tiragem limitada que será entregue até abril de 2022.
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De acordo com a empresa, financiada pela australiana Liberty Energy Capital, a T6 Ford Ranger FCEV foi concebida originalmente para uso interno. O interesse gerado nos clientes, porém, estimulou a produção limitada da picape e já tem pedidos feitos na Holanda, Austrália e Malásia. Os preços não foram revelados.
O conjunto mecânico é composto por um motor elétrico de 95 cv alimentado por células de hidrogênio. Há opção de tração 4×4 ou 4×2, que poderá carregar até 1.500 kg de carga útil – número bem superior ao de uma Ranger convencional, que chega aos 1.168 kg. Também serão oferecidas diversas opções de carroceria, como cabine simples ou dupla, para ser utilizada como o cliente desejar.
O mais interessante é que o uso do hidrogênio para gerar eletricidade gera apenas água.
Para o CEO da startup, Brendan Norman, o volume de produção dos modelos da H2X poderá chegar a 5 ou 6 dígitos entre os próximos 5 a 10 anos. No caso da Ranger, o chefão não revelou quantas unidades serão produzidas, mas afirmou que a maioria dos clientes comprarão mais de uma. “Eles levarão de dois a cinco veículos cada, e isso nos permitirá obter dados reais do funcionamento”, disse.
Próximos passos
Com os planos ambiciosos, a empresa prevê dois novos modelos após a chegada da Ford Ranger convertida, como uma van utilitária leve e um táxi, que serão comercializados especialmente na Europa, que possui uma crescente rede de abastecimento de hidrogênio. Uma produção própria de baterias também está na mira da australiana.
O Darling, nome escolhido para o táxi, será construído a partir de uma plataforma totalmente nova. Depois, o modelo dará origem a uma picape e um SUV.
“O SUV será projetado para o público em geral e vamos precisar de uma rede forte [de reabastecimento de hidrogênio] para que as pessoas se sintam confortáveis com ele”, disse Norman. Veículos pesados, como caminhões e ônibus, não são prioridades da H2X.
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