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Ford Maverick 2025 atualiza visual e chega mais barata e equipada para bater Rampage

Além de ter ficado mais barata, a Maverick 2025 tem assistentes de condução e até pode ficar mais alta para driblar falhas antigas

Por João Vitor Ferreira, de Villa La Angostura (Argentina)
Atualizado em 27 Maio 2025, 11h04 - Publicado em 27 Maio 2025, 11h01
Ford Maverick Tremor
 (Divulgação/Ford)
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Depois de mudar nos EUA, a Ford Maverick 2025 está chegando ao Brasil com muito mais do que a sua primeira reestilização no Brasil. O que a Ford está fazendo, na verdade, é uma reformulação na Maverick, que agora tem novas versões com mais conteúdo e também algumas correções técnicas.

A Maverick passa a ser vendida em três versões no Brasil: Lariat Black, Tremor e Hybrid. A antiga versão Lariat FX4 foi descontinuada, abrindo espaço para uma versão de entrada e outra topo de linha com motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm e câmbio automático de oito marchas, enquanto a Hybrid passará a ter tração 4×4. Mas seu lançamento será mais adiante.

O foco, neste momento, é nas versões com motor a combustão.

Preços da Ford Maverick 2025:

Maverick Lariat Black 2.0 4X4 – R$ 219.990

Maverick Tremor 2.0 4×4 – R$ 239.990

A Ford Maverick Black é a nova versão de entrada e custa R$ 219.990 (R$ 9.400 mais barata que a FX4), enquanto a Tremor tem vocação para o off-road sai por R$ 239.990, o mesmo preço cobrado pela versão híbrida na linha 2024.

Ford Maverick Tremor
Apesar das mudanças visuais, traseira se manteve idêntica (Divulgação/Ford)
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A atualização no design da picape intermediária garantiu os faróis full-led ficaram mais afilados, acompanhando as luzes diurnas em forma de C. A grade também muda, ganhando uma trama com pequenos quadrados na Black e grandes favos de mel na Tremor.

Ford Maverick Tremor
Versão topo de linha recebe nova suspensão para melhorar no off-road (Divulgação/Ford)

Cada uma tem suas particularidades. A Lariat Black tem detalhes mais simples, sem a barra horizontal na grade e tem um para-choque todo preto. Já a Tremor tem a barra laranja na grade, adesivos com o nome da versão e outros detalhes em laranja nas rodas e nos ganchos para reboque.

Ford Maverick Lariat Black
Lariat Black chega como a nova versão de entrada (Divulgação/Ford)

A versão Tremor também tem um para-choque levemente redesenhado, que faz total diferença na proposta da picape. Menos projetado para frente, ele contribui para o ganho em 10º graus do ângulo de ataque, chegando a 30,9º. Isso, por si só, resolve a dificulda

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Ford Maverick Lariat Black
Sem o kit de suspensão da Tremor, a versão Black mantém o mesmo vão livre e ângulo de ataque (Divulgação/Ford)

Não só isso, a Maverick Tremor tem uma suspensão nova, baseada na da F-150 Tremor — guardadas as devidas proporções —, recebendo novas molas, amortecedores, barra estabilizadora, diferencial traseiro com torque vetorizado e bloqueio eletrônico e pneus 235/65 R17 All Terrain. Isso resolve outro problema da antiga Maverick: a altura.

Ford Maverick Lariat Black
Uma diferença entre as versões está na grade (Divulgação/Ford)

Enquanto a Maverick Black mantém os 21,8 cm de vão livre do solo, a tremor tem 22,6 cm de vão central. Há melhoria também no ângulo de transposição em rampa, subindo de 18,1º para 20º na versão Tremor. Enquanto o ângulo de saída (21,3º) e a capacidade de imersão (455 mm) seguem inalterados.

Ford Maverick Tremor
Kit de suspensão aumenta o vão livre o ângulo de ataque da Maverick Tremor (Divulgação/Ford)
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É que antes, a Maverick era criticada por ser baixa, raspando com facilidade em lombadas e rampas, algo incomum até para picapes compactas. Mas agora, pelo menos na versão Tremor, isso não será mais um problema. E se acontecer, ela ainda tem um protetor de metal na parte inferior dianteira.

Há mais uma diferença entre as versões. Embora a transmissão automática de oito marchas seja a mesma para as duas, na Tremor a tração é do tipo 4WD, enquanto a Black tem uma tração AWD permanente.

Ford Maverick Tremor
(Divulgação/Ford)

Pacote completo

Outra reclamação era sobre o pobre pacote de equipamento. Por exemplo, as unidades vendidas de 2022 até agora tinham apenas câmera de ré, sem nenhum tipo de sensor. Faltava também uma central multimídia adequada ao seu preço (foi lançada por R$ 239.990), carregador por indução e assistência avançada de segurança, já que ela dependia apenas da frenagem autônoma de emergência e não tinha piloto automático adaptativo.

Ford Maverick Tremor
(Divulgação/Ford)
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Mas as coisas mudaram. Desde a versão Black, a Maverick já tem nova central multimídia Sync 4 de 13,2’’ com GPS nativo, além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Junto dela, soma-se o quadro de instrumentos digital de 8’’ e o sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes.

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De fábrica, há ainda banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, vidros elétricos (incluindo o traseiro), carregador sem fio, ar-condicionado de duas zonas e cinco modos de condução (Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Rebocar/Transportar).

Ford Maverick Tremor
Maverick ganha nova central multimídia e quadro de instrumentos (Divulgação/Ford)

Para segurança, além dos sete airbags e da frenagem autônoma de emergência, já presentes na versão anterior, a Maverick ganha assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo com Stop & Go, câmera de 360º e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

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Ford Maverick Tremor
Nova suspensão também garante o exclusivo modo off-road para a versão Tremor (Divulgação/Ford)

A Tremor ainda tem alguns mimos exclusivos, como o aquecimento para os bancos dianteiros e volante e o assistente de reboque ‘Pro Trailer’, que utiliza machine learning para auxiliar o motorista a prender seu reboque sem que ele necessite da ajuda de uma outra pessoa. Ela também tem tomadas de 12V na caçamba e para os passageiros do banco traseiro.

Ford Maverick Tremor
Maverick agora está mais completa, ganhando carregador por indução e sistemas de assistências a condução (Divulgação/Ford)

Há também o exclusivo modo de condução off-road que, assim como na F-150, permite utilizar um “piloto automático”. Ele atua gerenciando o torque nas rodas e permitindo a condução one pedal, que em velocidades até 32 km/h é capaz de frear o carro sozinho só tirando o pé do acelerador.

Por último, mas não menos importante, a Maverick Tremor também tem borboletas para trocas de marcha. Fica faltando apenas uma saída de ar-condicionado para o banco traseiro.

Ford Maverick Tremor
Por dentro, a versão Tremor repete os detalhes em laranja (Divulgação/Ford)

Quanto ao acabamento, o volante é em couro e os bancos têm revestimento premium. Na Tremor, há costuras laranjas, o logotipo da versão estampado e pequenos detalhes no assento que se assemelham a respingos de barro.

Porém, predomina o uso de plástico duro, com pouquíssimas áreas emborrachadas ou de toque macio. É uma herança da sua vocação original. Nos EUA, a Maverick é uma picape simples e barata, o que condiz com o acabamento usado.

Ford Maverick Tremor
Tração da versão Tremor é do tipo 4WD enquanto a Lariat Black tem tração integral permanente (AWD) (Divulgação/Ford)

Agora concorrente declarada (pela própria Ford) da Ram Rampage, a Maverick traz a versão Tremor para rivalizar com a R/T, apostando em uma proposta diferente. Mas, apesar de ser focada no off-road, ela não deixa a desejar na estrada, mantendo a boa condução e um conjunto mecânico que não perde o fôlego.

Some isso ao seu preço atrativo e bem mais em conta, já que os preços da Rampage a gasolina flutua entre R$ 270.990 e R$ 299.990. Agora, Ford Maverick pode até conquistar interessados na Fiat Toro Volcano 1.3 turbo, tabelada em R$ 206.990. É a Fiat quem fica devendo os assistentes de segurança mais avançados a partir de agora.

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