Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford mantém engenharia no Brasil para desenvolver até carros elétricos

Mesmo que não venda híbridos ou elétricos no Brasil, a engenharia da Ford no Brasil é estratégica para a eletrificação da marca

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 jul 2022, 16h42
Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A recente aparição de carros como Ford Explorer, Mustang Mach-E, F-150 híbrida e Lincoln Navigator no Brasil tem explicação: além de alguns testes, a Ford aproveitou para apresentar aos colaboradores brasileiros os carros que eles ajudaram a desenvolver.

Mesmo com o encerramento da produção de automóveis no Brasil no início de 2021, a norte-americana manteve seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no Brasil. Ele foi apenas realocado: da área da antiga fábrica, foi levado para seis galpões em uma área de 6 mil m² fornecida pelo Senai Cimatec de Camaçari (BA).

Flagra Mustang Mach-E-12
Mustang Mach-E GT Performance Edition ainda é um SUV elétrico, mas também é mais rápido que o Mustang Mach-1 (Eduardo Carvalho/Quatro Rodas)

Ali estão o estúdio de design, laboratórios de realidade virtual e de Teardown, escritórios e o DFord, área que atua como uma startup com foco em inovação e pesquisas. No total, há 1.500 profissionais ali (500 contratados recentemente), sendo que 85% do trabalho desenvolvido por eles é para o mercado global.

Grande parte do esforço da engenharia brasileira está voltado ao desenvolvimento de carros eletrificados, componentes e ecossistema para eletrificação e software para carros autônomos. Também atuam no design e no desenvolvimento de carros e sistemas que, muito provavelmente, nunca serão oferecidos no Brasil.

Continua após a publicidade
SUV e elétrico, o Mustang Mach-E também foi visto no Brasil
SUV e elétrico, o Mustang Mach-E também foi visto no Brasil – ele vem para cá (Redes Sociais/Reprodução)

É o caso de funções como o one pedal do Mustang Mach-E, da luz ambiente da F-150 Lightning e dos bancos massageadores dos Lincoln Navigator, Corsair e Aviator.

Ford Expedition, que não vem ao Brasil, foi flagrado em Camaçari
Ford Expedition, que não vem ao Brasil, foi flagrado em Camaçari (Redes Sociais/Reprodução)
Continua após a publicidade

Ainda que tecnologias como o arrefecimento de sistemas eletrônicos, otimizações de sistemas elétricos e até o design de carros elétricos e híbridos sejam desenvolvidos no Brasil, a Ford ainda não vende híbridos ou elétricos no Brasil. Até pretende vender o Mustang Mach-E, mas não em um futuro próximo. Os lançamentos confirmados neste momento são a nova Ranger e a F-150, ambas para 2023.

O trabalho voltado para a América do Sul está relacionado a validações e testes de veículos para o mercado local, pesquisa, desmontagem e análise de componentes, desenvolvimento de software e conectividade veicular. O foco no mercado externo é tamanho que nem sequer há pesquisas e desenvolvimentos relacionados ao uso do etanol.

Continua após a publicidade
Já confirmada ao Brasil, a picape F-150 participava de comboio na Bahia
Já confirmada ao Brasil, a picape F-150 participava de comboio na Bahia (Redes Sociais/Reprodução)

A Ford não vende mais carros flex no Brasil, sendo que foi uma das pioneiras nas pesquisas dessa tecnologia. A Ford diz que só voltará a apostar nessa tecnologia se houver demanda, mas que hoje seu foco está voltado para a completa eletrificação de seus modelos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

De acordo com Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, a exportação de serviços de engenharia para os principais mercados da Ford é baseado em três pontos: a equipe é versátil, criativa e tem experiência com redução de custos. Mas também há o fator de ser mais barato realizar certos desenvolvimentos no Brasil.

Mesmo assim é rentável: a Ford do Brasil deve gerar uma receita de R$ 500 milhões este ano com serviços de engenharia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.