Ford Escape ganha novo visual e completa 18 anos de mecânica híbrida
Primeiro SUV híbrido do mundo, Escape mantém a mecânica da linha anterior mas aproxima seu visual de outros modelos da Ford
No Brasil, o foco da Ford está, mais do que nunca, nas caminhonetes e veículos esportivos. Nos Estados Unidos, porém, a Azul Oval segue trabalhando em segmentos mais urbanos, nos quais o novo Ford Escape busca fazer sucesso.
O SUV médio da norte-americana chega às concessionárias do país no início de 2023 estreando um visual atualizado, ao mesmo tempo que mantém opções híbridas plug-in que dão dicas do que pode vir ao nosso país.
Traseira do Escape 2023 teve poucas alterações em relação à linha anterior
Curiosamente, o Ford Escape se tornou o primeiro SUV híbrido do mundo em 2005, quando a primeira geração do utilitário ganhou versão com motor elétrico de 95 cv. O legado se mantém e o novo Escape segue ofertando duas opções híbridas: uma convencional com motor 2.5 a gasolina (em ciclo Atkinson) e outra, plug-in, que têm a mesma potência de 213 cv — redução de 12 cv em relação à linha anterior.
O consumo de ambas as versões também é igual, com 17,4 km/l no ciclo combinado da EPA. Ainda que não tenham sido divulgados, os números na cidade tendem a ser melhores, e a versão PHEV, com 11,2 kWh de bateria, pode rodar até 59 km em regime exclusivamente elétrico.
Também há versões convencionais do Escape, tanto menos quanto mais potentes que as variantes eletrificadas. No caso do 1.5 turbo, são 182 cv, enquanto o EcoBoost 2.0 usado, no Brasil, no Bronco e na Maverick, rende 253 cv.
Modernidade e tecnologia
As grandes mudanças do novo Ford Escape são estéticas. O SUV médio está de cara nova graças a mudanças na dianteira, onde a nova identidade visual da marca foi aplicada; faróis filetados, novo para-choque e nova grade deixaram-no com aspecto mais esportivo.
“Nem todo consumidor quer um SUV com estilo fora-de-estrada ou ‘quadradão’, então fizemos o novo Escape mais enérgico, confiante e elegante”, disse o diretor da Ford Design, Amko Leenarts.
O Escape ST-Line, mais potente e com tração nas quatro rodas, vai além nesse sentido, oferecendo grade com padrão próprio, para-choques com mais partes na cor da carroceria e aposta em rodas e outros detalhes em black piano. O interior da ST-Line dobra a aposta e também conta com material que imita couro e costuras em vermelho, seguindo a proposta de estética esportiva comumente associada a essa versão nos modelos da Ford.
Além de estrear o novo sistema Sync 4, a central multimídia horizontal foi mudada, contando com 13,2’’ e instalada sobre um novo comando de ar-condicionado. O quadro de instrumentos digital está mantido, sendo de 8’’ nas versões mais baratas ou 12,3’’ nas versões mais caras. Recursos de automação veicular como carregamento de celular por indução, sistema de auxílio à permanência em faixa e câmeras com visão 360º estão entre as novidades.
Com as atualizações, o Ford Escape teve um leve incremento nos preços. Entre a versão básica e a topo de linha, os preços variam entre US$ 28.995 e US$ 39.995.