Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Ford desenvolve software de leitura do rosto do motorista

Tecnologia pretende diminuir o roubo de veículos

Por Diogo Patroni Atualizado em 9 nov 2016, 14h11 - Publicado em 24 nov 2014, 17h43
fabricantes

A Ford pretende ser pioneira em mais um quesito de segurança para seus clientes. A montadora norte-americana, em parceria com a Intel, estuda o desenvolvimento de um software de reconhecimento do rosto do motorista. O que evitaria roubos, pois o carro só daria a partida caso o rosto fosse identificado pelo sistema.

Por meio de uma câmera acoplada no painel, o software Project Mobil faz a leitura automática do motorista, mas caso este não seja o proprietário, o sistema envia uma mensagem para smartphone para o verdadeiro dono do carro, que pode autorizar a partida. Mas se a pessoa for “estranha”, o proprietário pode bloquear o uso do carro e comunicar a polícia logo na sequência, que também recebe uma foto do ladrão.

Dentre outras facilidades do sistema Project Mobil estão: ajuste dos bancos e dos retrovisores a distância, Além disso, o proprietário ainda pode restringir a velocidade máxima e o volume do som para os motoristas que ele escolher.

No entanto, a Ford ainda não estipula uma data oficial de lançamento da nova tecnologia, e muitos ajustes ainda devem ser feitos.

Continua após a publicidade
Publicidade