Final do Dakar: Despres campeão!

Após intensa batalha durante várias etapas, Cyril Despres vence duelo contra Marc Coma

Despres é o campeão do Dakar 2012 Despres é o campeão do Dakar 2012

Despres é o campeão do Dakar 2012 (/)

Depois da desastrosa etapa de ontem, onde os erros de Marc Coma lhe valeram não apenas um atraso em relação a Cyril Despres, que representou a maior diferença entre os dois competidores da KTM que se alternaram na liderança desde a largada, mas ainda uma penalização extra de 45 minutos em seu tempo por não passar em um dos postos de controle obrigatórios.

Portanto, o francês Despres sabia que para vencer a edição 2012 do Rally Dakar bastaria completar a etapa especial de hoje, sem riscos, e entrar triunfante no Centro Histórico de Lima, capital do Peru. E foi o que ele fez, terminou a etapa de hoje apenas na 10ª posição, bem atrás do 2º colocado Marc Coma, mas garantindo o título com uma enorme sobre o espanhol que terminou como segundo também na geral com uma diferença de 53’20” para o francês Cyril Despres. Destaque para a atuação do português Helder Rodrigues, que foi muito constante durante as 14 etapas e colocou a sua Yamaha na terceira colocação da classificação geral.

“Hoje vencemos e isso é algo muito grande. Mas esse certamente foi o Dakar mais difícil que vivi: duríssimo físicamente mas, sobretudo, mentalmente”, disse Despres após a chegada, e completou: “Toda vitória é maravilhosa, pero esta lo ha sido sobre todo por el contexto, con intriga hasta el final, hasta el último momento. Es imposible imagin mas essa foi especial e marcada por uma disputa por segundos”.

O estreante no Dakar, o brasileiro Felipe Zanol provou mais uma vez que é um dos grandes nomes da modalidade na atualidade e terminou a prova em 10º na geral, o melhor entre os estreantes e também o melhor piloto das Américas. Dois outros brasileiro tiveram atuação destacada: Zé Hélio foi o 19º e Denísio Nascimento o 24º.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s