Final do Dakar: Despres campeão!
Após intensa batalha durante várias etapas, Cyril Despres vence duelo contra Marc Coma
Depois da desastrosa etapa de ontem, onde os erros de Marc Coma lhe valeram não apenas um atraso em relação a Cyril Despres, que representou a maior diferença entre os dois competidores da KTM que se alternaram na liderança desde a largada, mas ainda uma penalização extra de 45 minutos em seu tempo por não passar em um dos postos de controle obrigatórios.
Portanto, o francês Despres sabia que para vencer a edição 2012 do Rally Dakar bastaria completar a etapa especial de hoje, sem riscos, e entrar triunfante no Centro Histórico de Lima, capital do Peru. E foi o que ele fez, terminou a etapa de hoje apenas na 10ª posição, bem atrás do 2º colocado Marc Coma, mas garantindo o título com uma enorme sobre o espanhol que terminou como segundo também na geral com uma diferença de 53’20” para o francês Cyril Despres. Destaque para a atuação do português Helder Rodrigues, que foi muito constante durante as 14 etapas e colocou a sua Yamaha na terceira colocação da classificação geral.
“Hoje vencemos e isso é algo muito grande. Mas esse certamente foi o Dakar mais difícil que vivi: duríssimo físicamente mas, sobretudo, mentalmente”, disse Despres após a chegada, e completou: “Toda vitória é maravilhosa, pero esta lo ha sido sobre todo por el contexto, con intriga hasta el final, hasta el último momento. Es imposible imagin mas essa foi especial e marcada por uma disputa por segundos”.
O estreante no Dakar, o brasileiro Felipe Zanol provou mais uma vez que é um dos grandes nomes da modalidade na atualidade e terminou a prova em 10º na geral, o melhor entre os estreantes e também o melhor piloto das Américas. Dois outros brasileiro tiveram atuação destacada: Zé Hélio foi o 19º e Denísio Nascimento o 24º.