Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Fiat quer salvar operação na Europa com novo Fastback e Panda gigante

Seguindo o lançamento do Grande Panda, Fiat prepara mais dois novos modelos que têm o objetivo de recuperar o protagonismo na marca na Europa

Por João Vitor Ferreira
25 Maio 2025, 20h10
FIATConcept_SUV
FIAT Concept Fastback (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

A Fiat fez a promessa de reformular toda a sua gama de modelos a nível mundial. O primeiro deles já conhecemos, será o Grande Panda, que no Brasil substituirá de uma só vez o Argo e o Mobi.

Mas ele não foi o único conceito apresentado pela marca. Na verdade, ainda quando seu projeto foi anunciado ele foi acompanhado de outros protótipos, que incluíam um crossover cupê e um SUV com tamanho fora do comum para para um Fiat.

Aqueles dois conceitos darão origem aos próximos lançamentos da Fiat na Europa, como confirmou o chefe da Fiat Europa, Gaetano Thorel: “Estão chegando dois novos carros que completarão o ressurgimento da Fiat”, disse o executivo em entrevista ao site britânico Auto Express.

Fastback conceito
Protótipo crossover está sendo chamado pelos europeus de Fastback e será a base da segunda geração do nosso Fastback (Divulgação/Fiat)

Chamado pelos europeus de Fastback, o crossover cupê será a base da segunda geração do Fiat Fastback fabricado no Brasil. Para os europeus, será focado em outros segmentos. No Reino Unido, ele preencherá a lacuna deixada pelo Tipo, um hatch médio, enquanto em mercados como Turquia e Argélia, entrará no lugar de sua contraparte sedã, o Egea.

O outro modelo, que estava sendo chamado de Multipla, ganhou o novo apelido: Giga Panda. Ele será baseado no C3 Aircross europeu, que é um pouco maior que o nosso, medindo 4,40 m contra 4,32 m do nacional.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Ambos os novos carros da Fiat usarão a nova plataforma Smart Car, uma evolução da plataforma CMP, o que os tornará ‘irmãos’ dos Citröen Aircross e Basalt vendidos aqui.

Essas mudanças têm dois focos principais. O primeiro é reduzir custos, conforme explica o chefe de design da Fiat, François Leboine, à Auto Express: “Quando desenvolvemos o Grande Panda, [criamos] uma série de veículos em uma espécie de sistema ‘Lego’, onde construímos diferentes veículos em diferentes tamanhos que realmente usam muitos componentes comuns para realmente reduzir seu custo”.

Divulgação
Novos modelos vão seguir a receita do Grande Panda: manter boa parte do visual dos conceitos, mas sem os exageros (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

O segundo ponto não diz mais sobre a situação da marca na Europa, uma vez que ela é a líder do mercado nacional. A Fiat quer se retomar o status de protagonista em seu continente natal, já que sua participação por lá atualmente é tão baixa que os executivos até se recusam a contar.

“Queremos ser protagonistas, o que significa ter uma cobertura de mercado de pelo menos 50%”, disse Thorel, que ao ser perguntado sobre qual a participação atual da Fiat na Europa respondeu: “”Sem Grande Panda? Eu não posso te dizer, porque senão você perguntaria: ‘Como você sobreviveu?’ ”.

Conceito de picape da Fiat
Além dos outros dois modelos, Fiat também lançará uma picape baseada no mesmo estilo (Divulgação/Fiat)

Para entender melhor a situação da Fiat, tomaremos o Reino Unido como exemplo. Até 2023, o Tipo e o Panda eram vendidos por lá, mas foram tirados de linha. Sobraram apenas o 500 elétrico e o 600, com opções híbrida e elétrica. Não deu muito certo, tanto é que a Fiat deu um passo para trás e relançará versões híbridas do 500.

Continua após a publicidade

O Grande Panda é o primeiro lançamento dessa nova fase e tem conseguido se firmar na Europa.

FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

Os dois novos modelos seguirão a mesma fonte, sendo fiéis ao design dos conceitos, mas sem os exageros vistos nas imagens de divulgação iniciais.

“Não posso dizer que faremos [exatamente] assim. Mas trabalhamos nesta família de veículos e eles estão prontos. O [Grande] Panda [conceito] foi um pouco exagerado, mas todas as pistas estavam lá. Isso é mais ou menos o que vai acontecer [com o Giga Panda]”, disse o chefe de design.

Continua após a publicidade
FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

Os novos carros estarão disponíveis com diversas motorizações, assim como o Grande Panda. Na Europa, sua versão híbrida leve do hatch usa um motor 1.2 turbo com um sistema híbrido leve de 48V, oferecendo até 110 cv de potência combinada. Enquanto a elétrica tem um motor de 113 cv e bateria LFP de 44 kWh, garantindo até 320 km de autonomia.

Na Europa, a previsão é que o crossover Fastback chegue primeiro, provavelmente no final de 2025, e o GigaPanda em 2026.

Por aqui, ainda esperamos o lançamento do Grande Panda, previsto para 2026 e talvez com um novo nome. A data dos outros dois modelos é mais incerta. Sabemos, também, que teremos uma substituta para a Strada baseada na mesma família de conceitos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.