Fiat quer salvar operação na Europa com novo Fastback e Panda gigante
Seguindo o lançamento do Grande Panda, Fiat prepara mais dois novos modelos que têm o objetivo de recuperar o protagonismo na marca na Europa

A Fiat fez a promessa de reformular toda a sua gama de modelos a nível mundial. O primeiro deles já conhecemos, será o Grande Panda, que no Brasil substituirá de uma só vez o Argo e o Mobi.
Mas ele não foi o único conceito apresentado pela marca. Na verdade, ainda quando seu projeto foi anunciado ele foi acompanhado de outros protótipos, que incluíam um crossover cupê e um SUV com tamanho fora do comum para para um Fiat.
Aqueles dois conceitos darão origem aos próximos lançamentos da Fiat na Europa, como confirmou o chefe da Fiat Europa, Gaetano Thorel: “Estão chegando dois novos carros que completarão o ressurgimento da Fiat”, disse o executivo em entrevista ao site britânico Auto Express.

Chamado pelos europeus de Fastback, o crossover cupê será a base da segunda geração do Fiat Fastback fabricado no Brasil. Para os europeus, será focado em outros segmentos. No Reino Unido, ele preencherá a lacuna deixada pelo Tipo, um hatch médio, enquanto em mercados como Turquia e Argélia, entrará no lugar de sua contraparte sedã, o Egea.
O outro modelo, que estava sendo chamado de Multipla, ganhou o novo apelido: Giga Panda. Ele será baseado no C3 Aircross europeu, que é um pouco maior que o nosso, medindo 4,40 m contra 4,32 m do nacional.
Ambos os novos carros da Fiat usarão a nova plataforma Smart Car, uma evolução da plataforma CMP, o que os tornará ‘irmãos’ dos Citröen Aircross e Basalt vendidos aqui.
Essas mudanças têm dois focos principais. O primeiro é reduzir custos, conforme explica o chefe de design da Fiat, François Leboine, à Auto Express: “Quando desenvolvemos o Grande Panda, [criamos] uma série de veículos em uma espécie de sistema ‘Lego’, onde construímos diferentes veículos em diferentes tamanhos que realmente usam muitos componentes comuns para realmente reduzir seu custo”.

O segundo ponto não diz mais sobre a situação da marca na Europa, uma vez que ela é a líder do mercado nacional. A Fiat quer se retomar o status de protagonista em seu continente natal, já que sua participação por lá atualmente é tão baixa que os executivos até se recusam a contar.
“Queremos ser protagonistas, o que significa ter uma cobertura de mercado de pelo menos 50%”, disse Thorel, que ao ser perguntado sobre qual a participação atual da Fiat na Europa respondeu: “”Sem Grande Panda? Eu não posso te dizer, porque senão você perguntaria: ‘Como você sobreviveu?’ ”.

Para entender melhor a situação da Fiat, tomaremos o Reino Unido como exemplo. Até 2023, o Tipo e o Panda eram vendidos por lá, mas foram tirados de linha. Sobraram apenas o 500 elétrico e o 600, com opções híbrida e elétrica. Não deu muito certo, tanto é que a Fiat deu um passo para trás e relançará versões híbridas do 500.
O Grande Panda é o primeiro lançamento dessa nova fase e tem conseguido se firmar na Europa.

Os dois novos modelos seguirão a mesma fonte, sendo fiéis ao design dos conceitos, mas sem os exageros vistos nas imagens de divulgação iniciais.
“Não posso dizer que faremos [exatamente] assim. Mas trabalhamos nesta família de veículos e eles estão prontos. O [Grande] Panda [conceito] foi um pouco exagerado, mas todas as pistas estavam lá. Isso é mais ou menos o que vai acontecer [com o Giga Panda]”, disse o chefe de design.

Os novos carros estarão disponíveis com diversas motorizações, assim como o Grande Panda. Na Europa, sua versão híbrida leve do hatch usa um motor 1.2 turbo com um sistema híbrido leve de 48V, oferecendo até 110 cv de potência combinada. Enquanto a elétrica tem um motor de 113 cv e bateria LFP de 44 kWh, garantindo até 320 km de autonomia.
Na Europa, a previsão é que o crossover Fastback chegue primeiro, provavelmente no final de 2025, e o GigaPanda em 2026.
Por aqui, ainda esperamos o lançamento do Grande Panda, previsto para 2026 e talvez com um novo nome. A data dos outros dois modelos é mais incerta. Sabemos, também, que teremos uma substituta para a Strada baseada na mesma família de conceitos.