Do seu anúncio, em 2018, até o lançamento, neste mês, houve uma série de mudanças no design e projeto do Fiat Fastback. Da ideia original, que se baseava na picape Toro, o SUV cupê herdou apenas o motor 1.3 turbo.
O Fastback ficou menor do que era esperado e, em vez de um SUV médio, é um SUV compacto. A dianteira conhecemos primeiro o “irmão” Pulse, mais especificamente o Pulse Abarth, com quem também compartilha o motor além da plataforma MLA. Já a porta traseira, tem o mesmo corte do Cronos, mas com a linha de cintura elevada para ficar de acordo com os para-lamas traseiros. Tudo isso se junta com a traseira cupê, que dá um toque bem charmoso para o estreante.
Mesmo sendo compacto, sua largura (4,43 m) chega a ser maior que a do Jeep Compass. Porém, seu entre eixos é menor, medindo apenas 2,53 m. Para completar, a largura é de 1,77 m e a altura, de 1,54 m, enquanto o vão livre do solo é de 19,2 cm.
E não é só a porta que o Fiat Fastback emprestou do Cronos. O seu porta-malas tem volume digno de um sedã. São 516 litros, apenas nove a menos que do Cronos. O tampão dobrável traz mais praticidade quando for necessário usar sua capacidade máxima.
Preços do Fiat Fastback 2023:
- Fiat Fastback Audace 1.0 GSE Turbo – R$ 129.990
- Fiat Fastback Impetus 1.0 GSE Turbo – R$ 139.990
- Fiat Fastback Limited by Abarth 1.3 GSE Turbo – R$ 149.990
O visual elegante é sustentado por duas opções de motor turbo. As versões mais simples, Audace e Impetus, trazem o motor 1.0 GSE turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, que – advinhem – também é encontrado no Pulse. Nessa configuração, o câmbio é sempre CVT com simulação de sete marchas.
A versão topo de linha ganhou alguns toques da Abarth, divisão de desempenho da Fiat. Na aparência, a Limited Edition by Abarth troca os detalhes cromados por elementos em preto ou fumê. Sob capô, entra o 1.3 GSE turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, que também equipa o Jeep Compass e a já citada Toro, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
O SUV cupê ocupa uma faixa de preço entre os R$ 129.990 e R$ 149.990, o que coloca ele acima do Pulse e lado a lado com o Jeep Renegade. Mas a Fiat trouxe mais tecnologia desde a versão de entrada para o Fastback, para facilitar a concorrência com Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os Volkswagen Nivus e T-Cross.
De fábrica, a versão de entrada, Audace (R$ 129.990), traz freio de estacionamento eletrônico com auto hold, assistente de partida em rampa, central multimídia de 8,4’’, sensores e câmera de ré.
As versões Impetus (R$ 139.990) e Limited (R$ 149.990) se diferem apenas no visual e motorização. Como equipamento elas trazem alguns acréscimos em relação a Audace, como quadro de instrumentos digital, teto pintado de preto, banco de couro e sensor de estacionamento dianteiro. A central multimídia também é maior e soma 10,1’’.
Porém, na parte de segurança, embora todas as versões estejam equipadas com ADAS, eles estão limitados a apenas 4 airbags: frontais e laterais, dispensando os de cortina, presente na maioria dos seus concorrentes como item de série.
Equipamentos e opcionais Fiat Fastback 2023
Fastback Audace 1.0 Turbo Flex (R$ 129.990)
A versão Audace tem sistema ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, borboletas no volante, sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play, carregador por indução, além de faróis e lanternas Full LED.
Fastback Impetus 1.0 Turbo Flex (R$ 139.990)
Somam-se aos itens da versão Audace, bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Fastback Limited Edition by Abarth 1.3 Turbo Flex (R$ 149.990)
Somam-se aos itens da versão Impetus rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
Como opcional, a versão Audace traz a mesma central multimídia 10,1’’ (R$ 3.850) e os bancos com acabamento em couro (R$ 2.490), que aparecem nas versões mais caras. Já a Impetus e a Limited Edition tem como opcional as rodas de liga leve premium, que tem design diferente em cada versão e custam R$ 990.
Revisões Fiat Fastback
Fastback 1.0 Turbo Flex
1ª (10.000 km) | 2ª (20.000 km) | 3ª (30.000 km) | 4ª (40.000 km) | 5ª (50.000 km) | 6ª (60.000 km) |
R$ 580 | R$ 596 | R$ 680 | R$ 772 | R$ 608 | R$ 1.124 |
Fastback 1.3 Turbo Flex
1ª (10.000 km) | 2ª (20.000 km) | 3ª (30.000 km) | 4ª (40.000 km) | 5ª (50.000 km) | 6ª (60.000 km) |
R$ 672 | R$ 794 | R$ 672 | R$ 972 | R$ 700 | R$ 1.372 |
Ficha técnica – Fiat Fastback Limited 1.0 e 1.3 GSE Turbo
Motores: flex, dianteiro, transversal, 3cil., 12V, 999cm³, 125/130 cv a 5.750 rpm, 20,4 a 1.750 rpm;
flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5, kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor ventilado (tras.)
Pneus: 215/45 R18 Rodas: liga leve, 18’’
Peso: 1.304 kg
Dimensões: comprimento, 442,7 cm; largura, 177,4 cm; altura, 154,5 cm; entre-eixos, 253,2 cm; porta-malas, 516 l, tanque, 52 l