Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat encerrará a produção do Tipo… mais uma vez

Fabricante italiana vai encerrar a produção de esportivos e médios para focar nos compactos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 ago 2019, 19h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Tipo Sport, lançado este ano, pode ser uma das últimas versões do modelo (Divulgação/Fiat)

    Carros grandes não terão espaço no futuro da Fiat. Isso, pelo menos, na Europa.

    Publicidade

    Os planos estratégicos da Fiat para os próximos anos são baseados em criar uma nova geração do 500, novos modelos derivados do compacto e ainda uma nova geração do Panda.

    Publicidade
    Fiat Tipo station wagon
    Fiat Tipo em sua versão perua (Divulgação/Fiat)

    Em entrevista a Autocar, o CEO da Fiat, Olivier François, disse que a Fiat não terá carros premium ou esportivos, e que todos os carros da marca serão compactos com comprimento entre 3,5 e 4,5 m. O Brasil terá a Toro como exceção. 

    Com essa estratégia, a Fiat deixará de vender o 124 (baseado no Miata e produzido pela própria Mazda) e o Fiat Tipo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Fiat Tipo
    Fiat Tipo Sedan pode ganhar sobrevida no leste europeu (Divulgação/Fiat)

    O hatch que fez sucesso no Brasil nos anos 1990 ressurgiu na Europa em 2015. Desde então o Fiat Tipo tem uma família de médios formada por hatch, sedã e perua.

    Fiat 124 Spider
    Fiat 124 Spider é um Miata com design italiano (Divulgação/Fiat)

    O sedã ainda pode ter futuro em mercados do leste europeu e na Turquia (onde se chama Egea). Mas a tendência é que ele seja sucedido por um novo SUV compacto no resto da Europa. 

    Publicidade

    Mais 500

    A Fiat prepara uma nova geração para o SUV 500X, mas não para o monovolume 500L. Para o seu lugar a fabricante italiana relançará o 500 Giardinera, uma versão perua do compacto semelhante ao Mini Clubman.

    Continua após a publicidade
    Fiat Centoventi foi elogiado pelo design e deve ser o ponto de partida para o novo Panda (Divulgação/Fiat)

    Além disso, a nova geração do 500 já nascerá com uma versão 100% elétrica pronta e ela será estratégica para o modelo. De acordo com a Autocar, o modelo pode ter portas traseiras suicidas, como o BMW i3 e a Strada cabine dupla brasileira para contornar a recente queda nas vendas de carros duas portas na Europa.

    Publicidade

    Até mesmo a nova geração do Panda terá versão elétrica, mas apenas dois anos após o lançamento da nova geração, previsto para 2021. Sua inspiração será o conceito Centoventi, mostrado em março no Salão de Genebra.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.