Fiat Argo e Cronos: três estrelas em segurança; Toyota Etios leva quatro
Falta de controle de estabilidade e estrutura instável redeu nota mediana à dupla, mas modelo da Toyota também recebe dicas para melhorar
A dupla Fiat Argo e Cronos já chegou às lojas há mais de um ano – o hatch, na verdade, está à venda desde 2017 –, mas só agora foram colocados à prova pelo Latin NCAP.
Segundo o órgão responsável por avaliar a segurança dos modelos vendidos na América Latina, ambos têm apenas três estrelas das cinco possíveis para proteção de adultos.
Apesar dos airbags frontais (obrigatórios por lei), os dois oferecem fraca proteção do peito em impactos laterais e a estrutura foi considerada instável quando testada ao limite.
Segundo o Latin NCAP, a dupla tem boa concepção de projeto, o que permite melhorias. Também pesou contra a falta do controle eletrônico de estabilidade e do aviso para afivelar cintos.
Vale observar que tanto Argo quanto Cronos oferecem controle de estabilidade nas versões 1.3 e 1.8 equipadas com câmbio automatizado e automático, respectivamente.
Em relação à proteção infantil, Argo e Cronos conquistaram quatro estrelas no teste graças ao sistema Isofix e à possibilidade de desconexão do airbag frontal para passageiro.
Entretanto, faltaram sinalizações que atendessem aos requisitos da instituição, tanto para uso do Isofix como para desativar a bolsa inflável, o que impossibilitou a nota máxima.
O Toyota Etios também foi submetido às provas de colisão e conquistou quatro estrelas para a proteção de adultos. Essa nota é a mesma obtida pelo modelo na proteção infantil.
Apesar da estrutura na área dos pés ter sido considerada instável, o modelo foi considerado acima de mediano na proteção de ambos os ocupantes nas batidas frontal e lateral.
O aviso afivelar os cintos e o controle de estabilidade oferecido de série contribuíram para a boa nota obtida, ainda que o Latin NCAP recomende melhorias para o veículo.
No caso da proteção infantil, o órgão aconselha a adoção de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) virado para trás, desconexão do airbag de passageiro e novas sinalizações.