FIA divulga conceito final do carro da Fórmula 1 para 2026
Apesar de visualmente muito parecido, carro da temporada 2026 da F1 serão menores e mais estreitos, além de contar com novos recursos aerodinâmicos
A temporada 2026 da F1 já começou. Isso porque a FIA acabou de revelar o conceito final do carro que disputará os GPs daqui há pouco mais de um ano. A apresentação foi feita durante o Conselho Mundial da FIA, em Quigali, na Ruanda, e mostrou imagens computadorizadas do que a federação chamou de “versão refinada” do bólido, inicialmente revelado em junho.
Uma das principais mudanças é a exclusão do DRS, o sistema de aerodinâmica ativa que reduz o arrasto dos carros de Fórmula 1 nas retas. Na verdade, ele será substituído por um novo sistema, que permite ajustar as asas dianteira e traseira simultaneamente, alternando entre dois modos: o modo Z, que aumenta a força descendente, e o modo X, de baixa resistência.
Apesar de não termos mudanças drásticas no visual, elas serão essenciais para melhorar a aerodinâmica do veículo. Boa parte das alterações que influenciam na aerodinâmica está centrada na dianteira. O nariz do carro está menos volumoso e as asas são totalmente novas, sem defletores verticais nas extensões horizontais, mas com um novo defletor extra nas abas. Já na traseira, a asa parece estar um pouco mais arredondada.
Em relação à versão apresentada no meio do ano, essa nova também elimina uma espécie de ‘degrau’ que havia sob a carroceria. Essa e outras mudanças têm como principal objetivo modificar o fluxo e minimizar a turbulência do ar nas rodas dianteiras, enviando-o para outras partes na traseira do carro.
A FIA também adicionou um novo tubo de escape mais longo e eliminou o arco das rodas dianteiras. Os pneus ainda serão de 18’’, mas estarão mais estreitos. As mudanças deixaram os bólidos 30 kg mais leves, podendo pesar até 768 kg sem combustível. Eles também ficaram mais curtos, tendo um entre-eixos de 3,40 m, e mais estreitos, com 1,90 de largura. Com todas as alterações, os carros de 2026 terão o downforce reduzido em 30% e o arrasto em 55%.
Sobre o motor, as mudanças já são conhecidas. A maior novidade é que ele deixará de usar combustíveis fósseis, passando a adotar uma opção sintética e totalmente renovável. Ele ainda não foi definido, mas o objetivo é desenvolver um novo combustível que poderá ser usado tanto em competições, quanto nas ruas, para reduzir em escala global a emissão de gases poluentes.
Alguns detalhes ainda poderão ser alterados até o dia primeiro de janeiro, quando as equipes poderão, de fato, começar a trabalhar com o carro da temporada 2026. O primeiro compromisso com o novo carro será na sessão única de testes que acontecerá no Bahrein, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025.