O Salão do Automóvel de 2018 foi apresentado à imprensa nesta segunda (21) com cinco ausências importantes.
Na ocasião a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, havia afirmado que Citroën, DS, Peugeot, Land Rover e Jaguar ainda não haviam confirmado sua presença no evento.
O quinteto se junta à Volvo e JAC Motors, que mantiveram a opção de não participar do evento, como ocorreu na edição anterior do Salão do Automóvel de 2016.
QUATRO RODAS apurou junto às empresas os motivos de se ausentarem do Salão do Automóvel e detalha as respostas de cada uma delas a seguir
Groupe PSA (Peugeot, Citroën e DS)
Essa é a primeira vez desde a inauguração da fábrica da PSA, em Porto Real (RJ), que a empresa não participará do Salão do Automóvel.
Em nota, a PSA afirmou que as marcas do grupo “continuarão utilizando diversas outras plataformas e canais de comunicação para apresentação de seus produtos e relacionamento com seus consumidores”.
Um dos principais lançamentos do grupo na região este ano é o novo Citroën C4 Cactus, previsto para chegar às lojas no segundo semestre.
Jaguar Land Rover
A empresa, que também tem fábrica no Brasil, revelou à QUATRO RODAS que não participará da edição deste ano do Salão do Automóvel.
Na coletiva à imprensa do Salão do Automóvel a empresa britânica, assim como a PSA, ainda não havia tido sua ausência como confirmada.
Segundo a assessoria de imprensa da JLR, a filial brasileira optou por não participar do salão para priorizar eventos menores e mais focados a clientes e potenciais clientes.
Entre esses eventos está a Agrishow 2018 e a apresentação de novos modelos em autódromos e locais fechados.
JAC Motors
Assim como ocorreu em 2016, a fabricante chinesa não participará da edição deste ano do salão.
Em nota, a empresa destacou a manutenção de seu posicionamento ao abrir mão do evento alegando que “o consumidor brasileiro já possuía [em 2016] inúmeras formas de travar conhecimento com novos produtos” e que “o valor institucional concedido pela presença no evento não justificava os altos investimentos”.
A JAC vem promovendo uma retomada de lançamentos em 2018. Este ano a marca já apresentou o novo T40 CVT e confirmou a chegada do SUV de luxo T80 e do novo T5, rebatizado de T50.
Volvo
A política da marca sueca de restringir sua participação em diferentes salões do automóvel é global.
Desde 2014 o grupo prioriza alguns poucos eventos pelo mundo, incluindo Genebra e China. Por aqui a Volvo já havia deixado de participar da última edição do salão.
Até o momento de publicação desta reportagem a Volvo ainda não havia retornado o contato de QUATRO RODAS.
Em outras oportunidades, porém, executivos da empresa já destacavam as outras prioridades do grupo, como a Volvo Ocean Race.
Para 2018 a Volvo já confirmou a chegada de cinco novos modelos no Brasil.