Fabricante inglesa voltará a produzir carro de Fórmula 1 de 1958
A inglesa Vanwall irá produzir seis unidades do modelo para comemorar os 62 anos de sua vitória no primeiro campeonato de construtores da Fórmula 1, em 1958
Um dos carros de corrida mais importantes da Inglaterra, o Vanwall, voltará a ser fabricado agora, seis décadas depois.
Para comemorar o 62º aniversário das seis vitórias que deram o título de campeã da construtoras à Vanwall, em 1958, a fabricante lançará no mercado uma recriação do carro original.
O carro será construído baseado nos antigos projetos e demandará milhares de horas de trabalho de especialistas em carros de corrida e restauração, e seguirá fielmente a configuração inicial. Isso também vale para o motor Vanwall quatro cilindros 2.5 turbo com 270 cv de potência.
O chassi do modelo vencedor de 1958 foi projetado por Colin Chapman, fundador da Lotus, e a aerodinâmica foi projetada por Frank Costin.
A produção será limitada a apenas seis unidades. Destas, apenas cinco serão comercializadas e um exemplar irá compor o “Vanwall Historic Racing Team”.
Os valores para quem deseja adquirir um desses históricos carros de corrida partem de 1,65 milhões de libras, cerca de R$11.9 milhões de reais em conversão direta.
Iain Sanderson, diretor administrativo do agora denominado Vanwall Group, afirmou que “O nome Vanwall é muito importante para ser relegado à história” e indicou que a empresa está inclinada a traduzir seu DNA para a década de 2020 e pode trazer, no futuro, novos carros de corrida e de rua.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.