Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fabricante de bancos lendária, Recaro entra com pedido de falência após 118 anos

Com 1.000 funcionários, muitos foram pegos de surpresa: souberam da situação da empresa pela intranet

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jul 2024, 18h00 - Publicado em 30 jul 2024, 17h48
Gol GTi x GOL FTE
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Recaro, fabricante de bancos para carros fundada há quase 120 anos, entrou com pedido de falência no último dia 29 de julho. As informações são das publicações alemãs, como os sites Heise Online e Aussiedlerbote.de.

Segundo os veículos locais, a empresa tem quase 1.000 funcionários e, para grande parte deles, a notícia teria sido um choque. Foi o caso dos 215 colaboradores da fábrica de Kircheim unter Teck, próximo a Stuttgart, na Alemanha, que não sabiam da situação da empresa.

“Nós não fomos avisados sobre a medida e descobrimos sobre ela pela intranet”, disse o chefe da divisão ao canal de notícias Süddeutscher Zeitung.

Gol GTi x GOL FTE
Só nos Gol GTi os bancos Recaro recebiam o encosto de cabeça vazado, um charme dos esportivos do passado que desapareceu nos carros modernos. Volante “quatro bolas” marcou uma geração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ao Aussiedlerbote.de, o sindicato IG Metall, que representa a fábrica de Kircheim unter Teck, reforçou a surpresa. “Por vários anos, a força de trabalho contribuiu para manter a empresa estável por meio de cortes e adiamentos de salários”, apontou o presidente do conselho de trabalhadores Frank Bokowits. “Nossos colegas fizeram grandes sacrifícios para apoiar a empresa”, completou.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Tribunal Distrital de Esslingen ordenou uma autoadministração provisória da empresa e nomeou o advogado Holger Blümle como administrador provisório. Ele examinará a situação econômica e de gestão da Recaro.

Uma das exigências do IG Metall é um diálogo transparente com a nova administração, para que se encontre uma “solução sustentável”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.