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Fábrica da BYD na Bahia já tem data e hora para começar a montar carros

Primeira fábrica da BYD no ocidente será totalmente destinada à produção nacional e terá três fabricas focadas em propostas diferentes

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 1 jun 2025, 09h26 - Publicado em 30 Maio 2025, 09h35
FÁBRICA BYD CAMAÇARI (3)
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Durante o evento de lançamento do novo BYD Song Plus DM-i 2026, a montadora chinesa anunciou data e hora que marcará o início da montagem dos veículos no Brasil: será no dia 26 de junho às 9h. Este será o momento que marcará o início da operação da fábrica de Camaçari, na Bahia.

Neste primeiro momento, a unidade montará carros importados semidesmontados, um processo chamado de SKD. Consiste em carros enviados com a carroceria armada e pintada dentro de contêiners, acompanhados de todas as peças necessárias para sua montagem. Desta forma, é possível enviar dois carros por contêiner.

Byd Song Plus 2025
(Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

A produção dos carros, efetivamente, poderá demorar mais tempo. A BYD entrou com um pedido que seus carros montados no Brasil tenham imposto de importação reduzido por três anos, até 30 de junho de 2028. Esse pedido também vale para quando o processo evoluir para CKD, quando os carros tem carroceria armada e pintada no Brasil.

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A fábrica da BYD ainda tem outras frentes em construção, pois terá linha de produção dos veículos, chassis de ônibus elétricos e processamento de lítio e ferro-fosfato. Ela será totalmente destinada à produção nacional, atendendo às necessidades dos consumidores brasileiros. A fábrica também facilitará a adequação e eficiência nas demandas do mercado

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BYD Dolphin e Dolphin Mini 2026
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A fábrica que está sendo construída em antigas instalações da Ford e é um marco para a montadora chinesa, pois será a primeira fábrica da BYD fora da Ásia voltada para veículos de passeio.

O início do funcionamento da fábrica atrasou em alguns meses e não será como a BYD prometeu anteriormente. A fábrica deveria ter iniciado a montagem de carros no final de 2024, mas houve atrasos também devido à denúncia de trabalho análogo à escravidão dentro das instalações da BYD. Na última semana, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação civil pública, na Justiça do Trabalho, contra a BYD e as empreiteiras JinJiang e Tonghe.

Quais carros da BYD serão nacionais?

BYD Song Pro
BYD Song Pro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A BYD não faz distinção entre híbridos e elétricos para iniciar a produção no Brasil, mas já escolheu quais linhas de produtos terão prioridade. A intenção é montar no Brasil todos os SUVs da linha Song (Pro, Plus e Premium) e também os Dolpbin (Mini, GS e Plus).

BYD Dolphin 2026
BYD Dolphin 2026, reestilizado (MIIT/Reprodução)

Há tempo, inclusive, dos primeiros Dolphin Mini e Dolphin nacionais já serem as versões reestilizadas, recém-apresentadas na China. O BYD Song Pro também caminha para ter uma versão mais atual na China, mas é um lançamento ainda mais recente que o Dolphin no Brasil e pode ser nacionalizado sem mudanças.

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Novo BYD Song Pro chinês (Divulgação/BYD)
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Os BYD Song Plus, no entanto, podem demorar para serem nacionalizados. A BYD acaba de receber mais algumas milhares de unidades do seu carro mais vendido importadas da China.

A operação de produção nacional não livrará a BYD das importações. Além de continuar trazendo os carros mais caros ou de vendas mais modestas, grande parte dos componentes continuará sendo importada da China. Mas há esforço para a nacionalização de peças.

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Algumas, como vidros e pneus, serão facilmente atendidos por fornecedores brasileiros. Mas a BYD também planeja a fabricação de peças dentro do complexo de Camaçari conforme a operação no local for amadurecendo. Além de aproveitar galpões que eram usados pela Ford, a chinesa também constrói novos prédios.

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