EUA: SUV’s vão mal em batida de canto

Dos 13 modelos testados, apenas dois receberam boas avaliações

geral geral

geral (/)

O Insurance Institute for Highway Safety, organização americana sem fins lucrativos mantida por seguradoras de carros, finalizou, recentemente, os testes de alguns modelos de SUVs compactos vendidos nos Estados Unidos. Mesmo repleto de airbags, apenas dois deles foram considerados seguros em todos os testes: batida frontal mediana, batida lateral, capotamento, batida traseira e batida frontal pequena (no canto do veículo).

O calcanhar de Aquiles dos modelos foi o teste de batida frontal no canto do veículo, que pega apenas 25% da dianteira. Dos 13 modelos que passaram por esse teste, apenas dois receberam boas avaliações. Foram também os dois únicos modelos que obtiveram boas notas em todos os testes. Ainda assim, modelos que receberam boas notas nos demais testes foram considerados como tendo alto grau de segurança.

O teste de batida frontal pequena replica o que acontece a um carro que bate apenas o canto com outro veículo ou objeto a 64 km/h, bem como a seu motorista, representado por um boneco de testes. Embora os carros vendidos nos EUA já sejam, no geral, bem desenhados para proteger o motorista em batidas frontais que peguem toda a frente ou metade da frente do veículo, eles ainda deixam a desejar quando a batida pega apenas o canto.

Ocorre que os carros que vão mal no crash test de batida frontal pequena deixam o motorista bastante vulnerável a ferimentos graves. Segundo a IIHS, essas batidas de canto são responsáveis por 25% dos ferimentos graves e fatalidades dos acidentes com batidas frontais nos EUA. A falta de proteção, nesses casos, foi mais evidente no grupo dos SUVs pequenos do que entre os carros médios e carros médios de luxo testados recentemente pela IIHS.

O vídeo (em inglês, sem legendas) mostra alguns dos testes realizados pela IIHS com os SUVs pequenos.


SUBARU FORESTER 2014

Frente (batida no canto): Bom

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista ficou bem mantida, com pouca intrusão de partes do veículo. O movimento do boneco foi bem controlado e sua cabeça foi amparada pelo airbag frontal. O airbag lateral também conseguiu proteger o boneco do contato com a lateral e objetos do exterior. Há pouco risco de ferimentos significativos em uma batida como essa. Como resultado, o Subaru Forester recebeu a mais alta classificação de segurança pela IIHS.

MITSUBISHI OUTLANDER SPORT 2013

Frente (batida no canto): Aceitável

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi mantida razoavelmente bem. A cabeça do boneco entrou em contato com o airbag frontal, mas escorregou para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com a estrutura da lateral dianteira. O airbag lateral abriu, mas não foi suficiente para cobrir e proteger a cabeça do contato com a estrutura e objetos do lado de fora. O airbag lateral para o corpo também funcionou. Baixo risco de ferimentos significativos. Como resultado, o Mitsubishi Outlander Sport recebeu a mais alta classificação de segurança pela IIHS.

BMW X1 2013

Frente (batida no canto): Marginal

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida por estruturas que a invadiram na região dos pés e do painel. O pé direito do boneco ficou preso. O movimento do boneco foi bem controlado e o airbag frontal foi capaz de absorver o impacto da cabeça. O airbag lateral abriu, mas não foi capaz de proteger a cabeça do contato com a estrutura lateral e objetos do exterior. Há risco de ferimentos na parte de baixo da perna esquerda e no pé esquerdo. O risco de ferimentos significativos no resto do corpo é baixo.

HONDA CR-V 2013

Frente (batida no canto): Marginal

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida por estruturas que a invadiram, como o freio de mão, a coluna de direção, estruturas do teto e colunas. A cabeça do boneco mal encostou no airbag antes de escorregar para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com outras estruturas e resultando em pequena proteção do airbag para o peito. Os airbags laterais funcionaram e apresentaram proteção suficiente. Há risco de ferimentos da parte inferior da perna esquerda, mas em outras partes do corpo, esse risco é baixo.

MAZDA CX-5 2014

Frente (batida no canto): Marginal

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista ficou seriamente comprometida por estruturas que a invadiram. A cabeça do boneco entrou em contato com o airbag frontal, mas escorregou para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com a estrutura lateral da frente. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco para frente. O airbag lateral superior demorou a abrir e não protegeu a cabeça o suficiente da estrutura lateral e de objetos do exterior. Ferimentos no joelho esquerdo e na parte inferior da perna esquerda são possíveis, mas o risco de ferimentos significativos em outras partes do corpo é baixo.

VOLKSWAGEN TIGUAN 2013 Frente (batida no canto): MarginalFrente (batida mediana): BomLateral: BomTeto (capotamento): BomTraseira (segurança da cabeça): BomResultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista não foi bem mantida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com as demais estruturas. O airbag lateral abriu e conseguiu proteger a cabeça do contato com as estruturas laterais e objetos do exterior. Há risco de ferimentos no quadril esquerdo, mas o risco de ferimentos significativos em outras regiões do corpo é baixo.

BUICK ENCORE 2013 Frente (batida no canto): PobreFrente (batida mediana): BomLateral: BomTeto (capotamento): BomTraseira (segurança da cabeça): BomResultado do crash test de batida frontal pequena: Dois testes foram realizados no modelo, devido a falhas no primeiro teste. Os resultados descritos a seguir relacionam-se ao segundo teste: a cabine do motorista foi seriamente comprometida por estruturas que a invadiram. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com a estrutura do carro e resultando em pouca proteção do airbag para o peito. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco do boneco para frente. O airbag lateral superior demorou a abrir e não conseguiu proteger a cabeça. O airbag lateral para o corpo não se abriu no segundo teste. Há risco de ferimentos no joelho esquerdo e na parte inferior da perna esquerda. Também é possível haver ferimentos na coxa esquerda.

FORD ESCAPE 2013

Frente (batida no canto): Pobre

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com as demais estruturas. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco do boneco para frente. O airbag lateral abriu, mas não conseguiu proteger a cabeça do contato com as estruturas laterais e objetos do exterior. Há risco de ferimentos no quadril esquerdo e nas partes baixas de ambas as pernas.

HYUNDAI TUCSON 2013

Frente (batida no canto): Pobre

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco do boneco para frente, contribuindo para que a cabeça batesse no painel. O airbag lateral superior não abriu, deixando a cabeça vulnerável ao contato com as estruturas laterais e objetos do exterior. Há risco de ferimentos no joelho esquerdo e na parte de baixo da perna esquerda. Há risco baixo de ferimentos significativos em outras partes do corpo.

JEEP PATRIOT 2014

Frente (batida no canto): Pobre

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda, ficando vulnerável ao contato com outras estruturas do carro e resultando em pouca proteção do peito pelo airbag. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco do boneco para frente, e houve movimento para frente do assento do motorista. O airbag lateral superior não abriu, deixando a cabeça vulnerável ao contato com as estruturas laterais e objetos do exterior. Há risco de ferimentos na parte de baixo da perna esquerda, além da coxa esquerda e da parte de baixo da perna direita.

KIA SPORTAGE 2013

Frente (batida no canto): Pobre

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Bom

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco mal entrou em contato com o airbag frontal antes de escorregar para a esquerda. O cinto de segurança permitiu deslocamento excessivo da cabeça e do tronco do boneco para frente, contribuindo para que a cabeça batesse no painel. O airbag lateral superior não abriu, deixando a cabeça vulnerável ao contato com as estruturas laterais e objetos do exterior. Há risco de ferimentos no joelho esquerdo e na parte de baixo da perna esquerda. Há risco baixo de ferimentos significativos em outras partes do corpo.

NISSAN ROGUE 2013

Frente (batida no canto): Marginal

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Bom

Teto (capotamento): Aceitável

Traseira (segurança da cabeça): Bom

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi seriamente comprometida, pois foi invadida por outras estruturas do carro. A cabeça do boneco entrou em contato com o airbag frontal, mas escorregou para a esquerda, deixando a cabeça vulnerável ao contato com outras estruturas do carro. A movimentação da coluna de direção contribuiu para proteção inadequada da cabeça e do peito pelo airbag. O airbag lateral abriu e conseguiu proteger a cabeça do contato com estruturas do carro e objetos do exterior. O airbag lateral de proteção ao tronco também funcionou. Há risco de ferimentos na parte de baixo da perna esquerda, bem como no pé esquerdo. O risco de ferimentos significativos em outras partes do corpo é baixo.

JEEP WRANGLER 2013

Frente (batida no canto): Marginal

Frente (batida mediana): Bom

Lateral: Pobre

Teto (capotamento): Não testado

Traseira (segurança da cabeça): Marginal

Resultado do crash test de batida frontal pequena: A cabine do motorista foi mantida razoavelmente bem, com pouca intrusão de outras partes do veículo. O movimento do boneco foi bem controlado. Sua cabeça foi amparada pelo airbag frontal. Contudo, não há airbags laterais para a cabeça e o peito. Há risco de ferimentos ao joelho esquerdo, a ambas as coxas e à parte de baixo da perna esquerda. Também é possível haver ferimentos no pé esquerdo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s