Este Pagani Zonda “Unico” foi feito sob encomenda 15 anos após sair de linha
Lançado em 1999, Pagani Zonda ainda é muito desejado pelos milionários e continua recebendo versões, mesmo depois de ser substituído

Para um carro ser considerado clássico, ele deve ter feito muito sucesso durante seu período de produção. Mas o Pagani Zonda vai além, pois mesmo 15 anos depois do fim da produção em série e depois de ser substituído — e o seu substituto ganhar um substituto — ele sempre volta às manchetes com alguma novidade.
Desta vez, a montadora italiana nos apresenta o Zonda Unico. Como o nome sugere, é um ‘one-off’ encomendado por um cliente especial não revelado. A única coisa que sabemos é que ele deve gostar muito das montanhas Kunlun, localizadas na China, já que é nessa cordilheira que o design do esportivo se inspira.

Como é comum nos Zonda feitos por encomenda, o Unico se baseia em outro modelo já lançado. Neste caso, foi no HP Barchetta, que teve apenas três unidades produzidas. Mas eles não são 100% idênticos, já que o Unico ganha um pacote aerodinâmico ainda mais extremo, com asa traseira dupla, uma robusta barbatana central e concha de teto proeminente.
Mas não é só isso. O Unico tem uma carroceria que, ao que parece, é inteira feita em fibra de carbono, combinando detalhes em azul, preto e com o carbono à mostra. Porém, ele se mantém fiel ao design do clássico do carro, lançado originalmente em 1999 e que, em teoria, saiu de linha há 15 anos, trazendo os pares de faróis dianteiros e a saída de escape quádrupla.

A Pagani não deu muitos detalhes sobre a motorização, mas por ser baseado no HP Barchetta, o mais provável é que ele tenha o mesmo conjunto mecânico. Estamos falando de um motor 7.3 V12 aspirado da AMG que entrega 760 cv. Se realmente for fiel ao antecessor, o câmbio é uma caixa automática de seis marchas.

E não nos perguntem o preço, pois essa é mais uma informação mantida em segredo. Mas tenha certeza que estamos falando de algo na casa dos milhões de euros, como acontece com esportivos únicos e feitos sob encomenda.

Segundo as contas da Pagani, já foram construídos 140 unidades do Zonda em suas diferentes versões, incluindo os modelos encomendados e até protótipo. Isso faz com que o Unico seja o 141º. Chega a ser incrível ver a idolatria por esse modelo, mesmo depois do seu sucessor, o Huayra, ter sido substituído pelo Utopia.