Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estas são as picapes médias mais econômicas do Brasil em 2021

Lista é variada pelas diversas opções oferecidas pelas picapes, como em carroceria, motorização, câmbio e tração

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 out 2021, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • l200 triton
    L200 Triton é a campeã, com menor consumo de combustível entre as picapes médias (Divulgação/Mitsubishi)

    Além das picapes pequenas, as médias também têm feito sucesso no mercado brasileiro. Prova disso, além das vendas e das constantes novidades para o segmento, elas são oferecidas com diversas configurações mecânicas e de acabamentos para atingirem públicos muito diferentes.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Por isso, depois de listar as 10 picapes pequenas e intermediárias mais econômicas do Brasil, QUATRO RODAS aponta agora as 10 picapes médias que menos consomem combustível no país. A lista foi feita a partir do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, para 2021.

    Os modelos foram selecionados pela classificação média de consumo energético, medido em MJ/km (mega joule por quilômetro) e obtido pelos consumos urbanos e rodoviários com os respectivos combustíveis que abastecem os veículos.

    Consideramos para o ranking modelos e versões vendidos atualmente no mercado brasileiro, abastecidos a gasolina, etanol ou diesel, sem o auxílio de motores elétricos que configurem conjuntos híbridos. Além disso, a lista leva em conta a menor média obtida pelos modelos com suas respectivas motorizações, transmissões, tipos de tração e carroceria, independentemente de versões.

    Grade, faróis e recortes das janelas são fiéis à geração anterior da Frontier
    Nissan Frontier (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Veja abaixo quais são as 10 picapes leves e intermediárias mais econômicas do Brasil

    1º – Mitsubishi L200 Triton 2.4 turbodiesel 4×4 manual com cabine dupla

    Exclusiva para vendas diretas, a configuração GL é única da linha L200 equipada com a configuração campeã. O motor é um 2.4 turbodiesel de 190 cv, a transmissão é manual de 6 marchas e a tração é 4×4. Segundo o Inmetro, as médias de consumo da picape são de 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

    2º – Mitsubishi L200 Triton 2.4 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla

    O conjunto formado pelo motor 2.4 turbodiesel e transmissão automática de 5 marchas está presente na maior parte das versões da L200 Triton, que mantém o visual antigo da picape. A mudança no câmbio promove aumentos consideráveis no consumo, com as médias de 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,8 no rodoviário.

    3º – Ford Ranger 2.2 turbodiesel 4×4 manual com cabine dupla

    Voltada ao trabalho por ter aparência e a lista de equipamentos mais despojada, a versão XL é a única Ranger com este conjunto mecânico. A configuração é formada por um motor 2.2 turbodiesel de 160 cv, transmissão manual de 6 marchas e tração 4×4. O consumo é de 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

    traseira da ford ranger
    Ford Ranger (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    4º – Chevrolet S10 2.5 flex 4×2 manual com cabine dupla

    Primeira picape flex a aparecer no ranking, a S10 combina um motor 2.5 abastecido a etanol ou gasolina, com até 206 cv, câmbio manual de 6 marchas e tração 4×2. O consumo obtido pelo Inmetro foi de 5,5 km/l na cidade e 6,3 na estrada com etanol, e 8 km/l na cidade e 9,3 na estrada com gasolina.

    Continua após a publicidade

    5º – Ford Ranger 2.2 turbodiesel 4×2 automática com cabine dupla

    A Ranger aparece mais uma vez, com o mesmo motor de 160 cv, mas agora com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2, conjunto disponível na recente versão Black. O consumo ficou em 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,3 km/l em ciclo rodoviário.

    6º – Toyota Hilux 2.8 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla

    Ao contrário das picapes pequenas, a líder entre as médias não é a mais econômica. Equipada com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4, a Hilux obteve as médias de 9,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

    Toyota Hilux 2021 vermelha vista 3/4 de frente
    Toyota Hilux (Divulgação/Toyota)

    7º – Toyota Hilux 2.8 turbodiesel 4×4 manual com cabine simples ou chassi

    O motor 2.8 turbodiesel e a tração 4×4 da sexta colocada passam a ser acompanhados por um câmbio manual de 6 marchas, conjunto exclusivo para a Hilux de cabine simples e de cabine+chassi. Para as versões com vocação para trabalho, o consumo fica em 9,8 km/l na cidade e 10,9 na estrada.

    8º – Chevrolet S10 2.5 flex 4×2 automática com cabine dupla

    A S10 flex volta a aparecer, mas agora com transmissão automática de 6 marchas, mantendo motorização e tração. Assim, ela tem as médias de 5,3 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada com etanol, segundo o Inmetro. Com gasolina, os números vão para 7,9 na cidade e 9,4 na estrada.

    Continua após a publicidade
    s10
    A S10 Flex é a virtual parente da C10 (Divulgação/Divulgação)

    9º – Chevrolet S10 2.8 turbodiesel 4×4 manual com cabine simples ou chassis

    Assim como a Hilux, a S10 também aparece no ranking com as suas versões de trabalho, com cabine simples e de cabine+chassi. No caso da S10, o motor é um 2.8 turbodiesel de 204 cv com tração 4×4 e câmbio manual de 6 marchas. As médias ficam em 9,7 km/l no urbano e 11 km/l no rodoviário.

    10º – Nissan Frontier 2.3 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla

    Apesar de ser oferecida com câmbio manual, a Frontier aparece no ranking com a transmissão automática de 7 marchas auxiliando o motor 2.3 biturbo, com 190 cv, e a tração 4×4. A décima colocada tem as médias divulgadas de 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.