Além das picapes pequenas, as médias também têm feito sucesso no mercado brasileiro. Prova disso, além das vendas e das constantes novidades para o segmento, elas são oferecidas com diversas configurações mecânicas e de acabamentos para atingirem públicos muito diferentes.
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Por isso, depois de listar as 10 picapes pequenas e intermediárias mais econômicas do Brasil, QUATRO RODAS aponta agora as 10 picapes médias que menos consomem combustível no país. A lista foi feita a partir do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, para 2021.
Os modelos foram selecionados pela classificação média de consumo energético, medido em MJ/km (mega joule por quilômetro) e obtido pelos consumos urbanos e rodoviários com os respectivos combustíveis que abastecem os veículos.
Consideramos para o ranking modelos e versões vendidos atualmente no mercado brasileiro, abastecidos a gasolina, etanol ou diesel, sem o auxílio de motores elétricos que configurem conjuntos híbridos. Além disso, a lista leva em conta a menor média obtida pelos modelos com suas respectivas motorizações, transmissões, tipos de tração e carroceria, independentemente de versões.
Veja abaixo quais são as 10 picapes leves e intermediárias mais econômicas do Brasil
1º – Mitsubishi L200 Triton 2.4 turbodiesel 4×4 manual com cabine dupla
Exclusiva para vendas diretas, a configuração GL é única da linha L200 equipada com a configuração campeã. O motor é um 2.4 turbodiesel de 190 cv, a transmissão é manual de 6 marchas e a tração é 4×4. Segundo o Inmetro, as médias de consumo da picape são de 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
2º – Mitsubishi L200 Triton 2.4 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla
O conjunto formado pelo motor 2.4 turbodiesel e transmissão automática de 5 marchas está presente na maior parte das versões da L200 Triton, que mantém o visual antigo da picape. A mudança no câmbio promove aumentos consideráveis no consumo, com as médias de 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,8 no rodoviário.
3º – Ford Ranger 2.2 turbodiesel 4×4 manual com cabine dupla
Voltada ao trabalho por ter aparência e a lista de equipamentos mais despojada, a versão XL é a única Ranger com este conjunto mecânico. A configuração é formada por um motor 2.2 turbodiesel de 160 cv, transmissão manual de 6 marchas e tração 4×4. O consumo é de 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
4º – Chevrolet S10 2.5 flex 4×2 manual com cabine dupla
Primeira picape flex a aparecer no ranking, a S10 combina um motor 2.5 abastecido a etanol ou gasolina, com até 206 cv, câmbio manual de 6 marchas e tração 4×2. O consumo obtido pelo Inmetro foi de 5,5 km/l na cidade e 6,3 na estrada com etanol, e 8 km/l na cidade e 9,3 na estrada com gasolina.
5º – Ford Ranger 2.2 turbodiesel 4×2 automática com cabine dupla
A Ranger aparece mais uma vez, com o mesmo motor de 160 cv, mas agora com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2, conjunto disponível na recente versão Black. O consumo ficou em 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,3 km/l em ciclo rodoviário.
6º – Toyota Hilux 2.8 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla
Ao contrário das picapes pequenas, a líder entre as médias não é a mais econômica. Equipada com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4, a Hilux obteve as médias de 9,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
7º – Toyota Hilux 2.8 turbodiesel 4×4 manual com cabine simples ou chassi
O motor 2.8 turbodiesel e a tração 4×4 da sexta colocada passam a ser acompanhados por um câmbio manual de 6 marchas, conjunto exclusivo para a Hilux de cabine simples e de cabine+chassi. Para as versões com vocação para trabalho, o consumo fica em 9,8 km/l na cidade e 10,9 na estrada.
8º – Chevrolet S10 2.5 flex 4×2 automática com cabine dupla
A S10 flex volta a aparecer, mas agora com transmissão automática de 6 marchas, mantendo motorização e tração. Assim, ela tem as médias de 5,3 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada com etanol, segundo o Inmetro. Com gasolina, os números vão para 7,9 na cidade e 9,4 na estrada.
9º – Chevrolet S10 2.8 turbodiesel 4×4 manual com cabine simples ou chassis
Assim como a Hilux, a S10 também aparece no ranking com as suas versões de trabalho, com cabine simples e de cabine+chassi. No caso da S10, o motor é um 2.8 turbodiesel de 204 cv com tração 4×4 e câmbio manual de 6 marchas. As médias ficam em 9,7 km/l no urbano e 11 km/l no rodoviário.
10º – Nissan Frontier 2.3 turbodiesel 4×4 automática com cabine dupla
Apesar de ser oferecida com câmbio manual, a Frontier aparece no ranking com a transmissão automática de 7 marchas auxiliando o motor 2.3 biturbo, com 190 cv, e a tração 4×4. A décima colocada tem as médias divulgadas de 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.