Dentro de um pequeno galpão, o empresário Renato Castilho, 42 anos, mesclou fibra de vidro a chapas de ferro, peças originais e componentes genéricos. Assim, deu vida a uma réplica fiel da mítica Ferrari F40.
A empreitada, fruto de uma paixão por esportivos, já tem dez anos – e ainda não foi 100% concluída, apesar das centenas de horas enfurnado numa oficina. A década de dedicação inclui noites em claro debruçado sobre manuais de manutenção, muito tempo de garimpo virtual atrás de peças e até o desenvolvimento de ferramentas específicas.
No período, o construtor estima ter investido cerca de 300.000 reais no hobby. “Não tinha ideia de quanto iria gastar, apenas a certeza de querer algo exclusivo. Nem cogitava comprar um carro pronto”, diz.
Castilho é apaixonado por carros desde a infância e até desejava ser mecânico, antes de seu rumo profissional ser definido. Não lhe bastava restaurar um antigo ou cuidar de um esportivo comprado na loja. “Queria pôr a mão na massa e construir eu mesmo o carro”, afirma.
Com o desejo de ter um esportivo, decidiu que iria replicar uma F40 porque, para Castilho, o modelo é o que mais bem traduz o espírito de esportividade em um automóvel. A ideia inicial era adquirir o chassi e a carroceria prontos, para fazer apenas a mecânica e o acabamento, mas o trabalho de uma empresa especializada em réplicas deixou a desejar.
Castilho teve de partir do zero. “Até cheguei a me arrepender, mas nunca pensei em desistir”, afirma. Com o tempo, aprendeu modelagem e técnicas de construção de chassi. Uma miniatura 1:12 foi utilizada como referência e a construção levou dois anos com ajuda do laminador de fibra Paulo Butari. O motor V6 4.2 veio da Ford F-250 e a suspensão foi feita sob medida. Faltam acertos mecânicos, mas ainda este ano Castilho deve, finalmente, acelerar fundo seu esportivo feito à mão.
Motor | central, longit., V6, biturbo |
---|---|
Cilindrada | 4198 cm³ |
Potência | 400 cv a 4500 rpm |
Torque | 52 mkgf a 2250 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração traseira |
Dimensões | comprimento, 443 cm; largura, 198 cm; altura, 113 cm; entre- eixos, 245 cm |
Peso | 1350 kg |