Esse UTV tem motor de Volkswagen e é feito por ex-engenheiros da Troller
Guepardo é equipado com o motor EA111 1.6, utilizado em Fox e Gol, mas que foi ajustado a um turbocompressor para render 121 cv e 18,4 kgfm
Um quadriciclo nacional com motor Volkswagen remapeado e desenvolvido por ex-engenheiros da Troller. Esse é o Guepardo, fabricado pela Adventures Off-Road, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza (CE).
O modelo é chamado pela empresa de um URV, um Veículo Recreativo Utilitário. “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização e transmissão do URV são um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado é com transmissão CVT com acionamento por correia”, explica o diretor-geral da fabricante cearense, Clauder Ciarlini.
O empresário tem como sócios quatro ex-funcionários da Troller, marca famosa pela produção de veículos de grande capacidade off-road, que pertencia à Ford. Quando esta decidiu encerrar a operação no Brasil, a Troller também teve seus negócios finalizados.
O Guepardo tem carroceria de dois e quatro lugares. Seu motor é o EA111 1.6. Ele foi usado pela família Gol, passou por Polo e Fox, mas teve variações que equiparam a Kombi e até mesmo o Audi A3. Depois de 25 anos na ativa, o propulsor foi descontinuado.
Um dos últimos motores aspirados da Volkswagen, o conjunto ganhou turboalimentação no projeto cearense. A potência é de 121 cv a 5.250 rpm, enquanto o torque é de 18,4 kgfm a 2.500 rpm. O motor trabalha em parceria com uma transmissão manual de 5 marchas. Em breve deve ser oferecida uma opção do modelo com motor a diesel.
O veículo pesa 1.250 quilos e possui um tanque de combustível de 40 litros. Está sendo testado no interior e litoral do Ceará, além de pistas em Minas Gerais.
A Adventures Off-Road já aceita encomendas para o Guepardo, mas ainda não divulgou o preço do modelo. A companhia afirma que vai contatar em breve os consumidores interessados. A previsão é que sejam construídas 50 unidades do veículo por mês.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







