PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Escort XR3 e Gol GTi no Duelo da Semana

Esportivos tinham visual diferenciado e motores mais potentes

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h01 - Publicado em 8 set 2014, 16h50
revista

Dois ícones esportivos nacionais estão frente a frente no Duelo da Semana. Ford Escort XR3 e Volkswagen Golf GTI embalaram os sonhos de toda uma geração de motoristas entre os anos 80 e 90, e agora lutam pelo seu voto.

A versão nervosa do Escort foi lançada no fim de 1983. O motor 1.6 CHT rendia bons 83 cv, suficientes para fazer o carro de 936 quilos acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, atingindo a velocidade máxima de 163 km/h. Nem tanto para os padrões atuais, mas suficientes para causar rebuliço na época. Seu poder de sedução aumentou ainda mais dois anos depois, quando o XR3 Conversível chegou às revendas. Feito em parceria com a empresa de carrocerias Karmann-Ghia, ele reinou como único modelo sem teto até 1991, quando a Chevrolet resolveu lançar o Kadett GSi.

Antes disso, em 1986 o Escort ganhou o mesmo visual adotado na Europa, mantido até a chegada da segunda geração da família Escort (e dos XR3) em 1993. A criação da Autolatina, fruto de uma fusão com a Volkswagen, trouxe novos motores ao Escort: primeiro o AP-1800 da linha Gol, em 1989, e depois o AP-2000, quatro anos depois. A linha XR3 resistiu até 1995, quando foi substituída pelo Escort Racer, sem o mesmo apelo visual e oferecido somente na carroceria notchback (com dois volumes e meio).

Já o Gol GTi foi um dos esportivos mais cobiçados da indústria brasileira. Embora não tenha sido a primeira versão invocada do Gol (a VW já havia lançado o GT em 1984 e o GTS em 1987), foi o GTi que ganhou mais fama entre os fãs de velocidade. Apresentado com pompa no Salão do Automóvel de 1988, ele foi o primeiro veículo fabricado em série no país com injeção eletrônica de combustível.

Continua após a publicidade

O motor AP-2000 tinha 112 cv e torque máximo de 17,5 mkgf. Em nossa pista de testes, o GTi levou 10,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h – número ligeiramente inferior aos 8,8 segundos divulgados pela Volkswagen. Alguns detalhes reforçavam o caráter de exclusividade, incluindo os bancos feitos pela Recaro, o painel exclusivo e a bela cor Azul Mônaco com a parte inferior da carroceria tingida de cinza – a única combinação de cores disponível no lançamento, aliás.

A reestilização da linha Gol em 1991 trouxe visual atualizado (com novos faróis) e mais opções de cores, além das famosas rodas de liga leve Orbital. Cinco anos depois a VW trouxe a segunda geração do Gol, conhecida entre os aficionados como “Bolinha”. Além do GTI (com “I” maiúsculo mesmo) de 108 cv, o modelo causou sensação com o GTI 16V. Equipado com um bloco importado do Golf alemão, o motor 2.0 rendia 145 cv e torque de 18,4 mkgf, levando-o aos 203 km/h. O motor, inclusive, obrigou a engenharia da VW brasileira a fazer uma adaptação no capô do Gol, que ganhou uma “bolha” para abrigar o cabeçote mais alto que o modelo nacional. Depois desta saudosa versão, porém, o GTI entrou em decadência. Acabou sobrevivendo até meados dos anos 2000, já com o visual da “Geração III”, mas sem os detalhes exclusivos que o diferenciavam das versões convencionais.

Qual é o seu modelo favorito? Deixe seu voto abaixo!

Loading…

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.