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Equipado com polêmica

Película, ar-condicionado, engate, protetor de cárter e couro: saiba por que eles são bons e ruins ao mesmo tempo

Por Gustavo henrique Ruffo Atualizado em 9 nov 2016, 14h14 - Publicado em 29 dez 2014, 17h37
geral

Existem equipamentos que, mais do que utilidade, esbanjam polêmica. Muitos não sabem se devem ou não tê-los no carro, de tanta controvérsia que despertam. Engates, películas de vidro, protetores de cárter, ar-condicionado e bancos de couro são os maiores expoentes dessa turma. Os dois últimos são atualmente os maiores objetos de desejo, mas todos os itens dessa lista, um dia, também foram queridos. Ao menos até seus defeitos começarem a aparecer. “Sem dúvida a película e o engate sofreram um desvirtuamento de seus propósitos iniciais”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). Além de Ramalho, ouvimos também Antônio Gaspar de Oliveira e Pedro Luiz Scopino, ambos diretores do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo), para saber os danos que esses itens polêmicos podem causar não só ao carro, mas também aos ocupantes do veículo.

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BANCOS DE COURO

Pontos positivos

• valorizam o automóvel na hora da revenda

• Aumentam a sensação de luxo e requinte

• São mais fáceis de limpar que os bancos de tecido

• Não ficam molhados quando você vem da praia ou quando um passageiro derruba algum

líquido no interior

Pontos negativos

• Preço alto: custa em média R$ 1 000 para um bom produto instalado em loja ou R$ 1 500 como opcional de fábrica

• Esquentam demais no calor, podendo causar queimaduras aos passageiros que estiverem usando roupas curtas, e esfriam demais o corpo no frio

• Se não forem hidratados, eles podem ressecar e rachar

• O custo da hidratação, que vai de R$ 15 por um frasco do produto a R$ 200 pelo serviço feito numa empresa

Conclusão

Além de custarem um bom dinheiro a mais, como opcionais ou em instalações paralelas, os bancos de couro só devem ser motivo de cobiça para aqueles que desejam muito e estão dispostos a arcar com a manutenção.

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PELÍCULA NOS VIDROS

Pontos positivos

• Diminui o calor no interior e protege contra o ataque dos raios solares, que degrada o estofado e os painéis

• Ajuda a conservar o calor no interior em dias frios

• Reduz as chances da abordagem de um assaltante, já que ele não consegue identificar quem e quantas pessoas estão dentro do carro

• Alguns tipos podem aumentar a resistência do vidro a granizo ou ataques de vandalismo

• Ajudam o ar-condicionado a gelar o interior mais rapidamente, poupando combustível

• Aumenta a privacidade

Pontos negativos

• Prejudica a visibilidade, principalmente à noite, em lugares fechados e sob chuva, o que causa risco de acidentes

• Num sequestro, dificulta a visualização da ação dentro do veículo por parte de policiais

Conclusão

Ela teve o uso desvirtuado e hoje a maioria a procura mais para evitar assalto que como barreira solar. Se for usar, veja se a loja atende à lei para não levar multa R$ 127,69 e 5 pontos. Se busca segurança, prefira as películas que aumentam a resistência dos vidros.

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PROTETOR DE CÁRTER

Ponto positivo

• protege contra pedras, buracos ou lombadas, que poderiam rachar o cárter e causar vazamento de óleo. Sem o lubrificante, o motor pode fundir

Pontos negativos

• aumenta o peso do veículo e, em alguns casos, reduz o ângulo de ataque em lombadas e valetas

• o protetor de cárter que não for homologado pela fábrica pode causar mais danos do que benefícios. Um modelo do mercado paralelo pode aumentar a deformação da carroceria a ponto de causar perda total do veículo ou, em casos extremos, invadir a cabine num acidente

• dificulta o acesso ao motor e, portanto, sua manutenção

Conclusão

Muitos veículos, especialmente as picapes e os aventureiros, já vêm com protetores de série. nesse caso, não há o que discutir: o equipamento aumenta a robustez do veículo. Quem o instala por conta própria, porém, deve sempre procurar pelo modelo original para seu automóvel.

AR-CONDICIONADO

Pontos positivos

• refrigera o interior do veículo em dias quentes

• Valoriza muito o automóvel e aumenta sua liquidez na hora da revenda

• desembaça os vidros em dias de chuva, melhorando a visibilidade e, consequentemente, a segurança

• reduz o risco de assaltos, pois evita que o motorista deixe o vidro aberto nos dias mais quentes

• diminui o nível de ruído dentro da cabine, já que permite rodar sempre com todos os vidros fechados

Pontos negativos

• aumenta o preço do veículo em até R$ 3 000

• Eleva o consumo de combustível quando em uso

• Exige manutenção periódica, para limpeza dos dutos, troca de filtro e desinfecção

• Se o sistema estiver contaminado, pode aumentar o risco de doenças respiratórias

Conclusão

É uma excelente opção, tanto do ponto de vista de mercado como de segurança e conforto, mas exige cuidados extras com a manutenção.

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ENGATE

Ponto positivo

• Usado corretamente, ele amplia a capacidade de carga • alguns o utilizam para evitar que o carro de trás, ao estacionar, encoste no para-choque, danificando sua pintura

Pontos negativos

• Quando o engate não é o homologado pela fábrica (e a quase totalidade dos vendidos hoje não é), ele pode provocar grandes danos. Uma batida típica de trânsito urbano na traseira, por exemplo, pode piorar o impacto no para-choque e até afetar o monobloco e a suspensão

• como altera a estrutura do carro e potencializa os efeitos de uma colisão, o engate pode colocar em risco os ocupantes do banco traseiro

Conclusão

Se seu carro não estiver preparado para o engate, se o engate não foi projetado para ser usado no seu veículo ou mesmo se você não pretende rebocar nada, não instale.

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