Equipado com polêmica
Película, ar-condicionado, engate, protetor de cárter e couro: saiba por que eles são bons e ruins ao mesmo tempo
Existem equipamentos que, mais do que utilidade, esbanjam polêmica. Muitos não sabem se devem ou não tê-los no carro, de tanta controvérsia que despertam. Engates, películas de vidro, protetores de cárter, ar-condicionado e bancos de couro são os maiores expoentes dessa turma. Os dois últimos são atualmente os maiores objetos de desejo, mas todos os itens dessa lista, um dia, também foram queridos. Ao menos até seus defeitos começarem a aparecer. “Sem dúvida a película e o engate sofreram um desvirtuamento de seus propósitos iniciais”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). Além de Ramalho, ouvimos também Antônio Gaspar de Oliveira e Pedro Luiz Scopino, ambos diretores do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo), para saber os danos que esses itens polêmicos podem causar não só ao carro, mas também aos ocupantes do veículo.
BANCOS DE COURO
Pontos positivos
valorizam o automóvel na hora da revenda
Aumentam a sensação de luxo e requinte
São mais fáceis de limpar que os bancos de tecido
Não ficam molhados quando você vem da praia ou quando um passageiro derruba algum
líquido no interior
Pontos negativos
Preço alto: custa em média R$ 1 000 para um bom produto instalado em loja ou R$ 1 500 como opcional de fábrica
Esquentam demais no calor, podendo causar queimaduras aos passageiros que estiverem usando roupas curtas, e esfriam demais o corpo no frio
Se não forem hidratados, eles podem ressecar e rachar
O custo da hidratação, que vai de R$ 15 por um frasco do produto a R$ 200 pelo serviço feito numa empresa
Conclusão
Além de custarem um bom dinheiro a mais, como opcionais ou em instalações paralelas, os bancos de couro só devem ser motivo de cobiça para aqueles que desejam muito e estão dispostos a arcar com a manutenção.
PELÍCULA NOS VIDROS
Pontos positivos
Diminui o calor no interior e protege contra o ataque dos raios solares, que degrada o estofado e os painéis
Ajuda a conservar o calor no interior em dias frios
Reduz as chances da abordagem de um assaltante, já que ele não consegue identificar quem e quantas pessoas estão dentro do carro
Alguns tipos podem aumentar a resistência do vidro a granizo ou ataques de vandalismo
Ajudam o ar-condicionado a gelar o interior mais rapidamente, poupando combustível
Aumenta a privacidade
Pontos negativos
Prejudica a visibilidade, principalmente à noite, em lugares fechados e sob chuva, o que causa risco de acidentes
Num sequestro, dificulta a visualização da ação dentro do veículo por parte de policiais
Conclusão
Ela teve o uso desvirtuado e hoje a maioria a procura mais para evitar assalto que como barreira solar. Se for usar, veja se a loja atende à lei para não levar multa R$ 127,69 e 5 pontos. Se busca segurança, prefira as películas que aumentam a resistência dos vidros.
PROTETOR DE CÁRTER
Ponto positivo
protege contra pedras, buracos ou lombadas, que poderiam rachar o cárter e causar vazamento de óleo. Sem o lubrificante, o motor pode fundir
Pontos negativos
aumenta o peso do veículo e, em alguns casos, reduz o ângulo de ataque em lombadas e valetas
o protetor de cárter que não for homologado pela fábrica pode causar mais danos do que benefícios. Um modelo do mercado paralelo pode aumentar a deformação da carroceria a ponto de causar perda total do veículo ou, em casos extremos, invadir a cabine num acidente
dificulta o acesso ao motor e, portanto, sua manutenção
Conclusão
Muitos veículos, especialmente as picapes e os aventureiros, já vêm com protetores de série. nesse caso, não há o que discutir: o equipamento aumenta a robustez do veículo. Quem o instala por conta própria, porém, deve sempre procurar pelo modelo original para seu automóvel.
AR-CONDICIONADO
Pontos positivos
refrigera o interior do veículo em dias quentes
Valoriza muito o automóvel e aumenta sua liquidez na hora da revenda
desembaça os vidros em dias de chuva, melhorando a visibilidade e, consequentemente, a segurança
reduz o risco de assaltos, pois evita que o motorista deixe o vidro aberto nos dias mais quentes
diminui o nível de ruído dentro da cabine, já que permite rodar sempre com todos os vidros fechados
Pontos negativos
aumenta o preço do veículo em até R$ 3 000
Eleva o consumo de combustível quando em uso
Exige manutenção periódica, para limpeza dos dutos, troca de filtro e desinfecção
Se o sistema estiver contaminado, pode aumentar o risco de doenças respiratórias
Conclusão
É uma excelente opção, tanto do ponto de vista de mercado como de segurança e conforto, mas exige cuidados extras com a manutenção.
ENGATE
Ponto positivo
Usado corretamente, ele amplia a capacidade de carga alguns o utilizam para evitar que o carro de trás, ao estacionar, encoste no para-choque, danificando sua pintura
Pontos negativos
Quando o engate não é o homologado pela fábrica (e a quase totalidade dos vendidos hoje não é), ele pode provocar grandes danos. Uma batida típica de trânsito urbano na traseira, por exemplo, pode piorar o impacto no para-choque e até afetar o monobloco e a suspensão
como altera a estrutura do carro e potencializa os efeitos de uma colisão, o engate pode colocar em risco os ocupantes do banco traseiro
Conclusão
Se seu carro não estiver preparado para o engate, se o engate não foi projetado para ser usado no seu veículo ou mesmo se você não pretende rebocar nada, não instale.