Ensaio sobre a cegueira

Sistema da Jaguar Land Rover usa a realidade aumentada para eliminar os pontos cegos causados pelas colunas dos automóveis

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Do ponto de vista da segurança, colunas são um mal necessário. Ao mesmo tempo que garantem firmeza à carroceria, elas atrapalham a visão dos motoristas. Se pudessem, as fábricas removeriam esses componentes sem pensar duas vezes. Mas não podem. Diante desse dilema, os ingleses da Jaguar Land Rover encontraram uma solução criativa. Eles revestiram as colunas da cabine com telas que complementam a visão externa como peças de quebra-cabeças. Esses visores projetam vídeos captados por câmeras instaladas do lado de fora do carro, que transmitem imagens ao vivo digitalmente processadas.

“Nosso objetivo final é reduzir o risco de acidentes. Para tentar conseguir isso, decidimos melhorar a visibilidade e oferecer ao motorista a informação necessária na hora exata”, afirma o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgand Epple.

O sistema, batizado de 360 Virtual Urban Windscreen (“para-brisa virtual de 360 graus”, em uma tradução livre), inclui também a área envidraçada frontal que, por meio de um projetor do tipo head-up display, pode exibir as imagens do piso (aplicação indicada para SUVs) e mostrar um veículo virtual que segue à frente (como se fosse um guia para o motorista). “A forma mais intuitiva, tranquila e eficiente para dirigir até um local específico é seguir alguém que conhece melhor o caminho”, afirma o engenheiro.

VISÃO INTEGRAL

Confira como funciona o sistema que permite aos motoristas observar tudo o que se passa ao redor do seu veículo.

Scanner de trilhas: para os SUVs, além das informações típicas dos head-up displays, o sistema projeta no para-brisa a imagem do terreno, como se o capô fosse invisível – recurso ideal para o off-road.

Carro fantasma: A imagem de um carro que segue à frente serve como um guia. Ele pode ajudar a trafegar por um roteiro desconhecido ou livrar o motorista de perigos e rotas congestionadas. Esse dispositivo trabalha em conjunto com o sistema de GPS do carro.

Transparência segura: As projeções nas colunas A (dianteiras), B (centrais) e C (traseiras) reproduzem os movimentos do exterior. Para o motorista, a impressão é de que as colunas são translúcidas. Além disso, todo deslocamento lá fora é destacado por uma auréola, para chamar a atenção do condutor. Assim, pedestres, ciclistas e outros veículos ficam visíveis independentemente da sua posição em relação ao carro equipado com esse sistema.

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