A Yamaha anunciou a criação da Enyring, empresa focada em um novo serviço de aluguel de baterias de veículos elétricos. Prevista para entrar em operação na primeira metade de 2025 e sediada em Berlim, Alemanha, a companhia vai oferecer um programa de assinatura como uma maneira de deixar de lado o tempo de recarga. Em vez de esperar, basta trocar uma bateria vazia por outra carregada.
Como não é possível fazer isso em um automóvel, a troca rápida é voltada para veículos menores, exemplos das bicicletas elétricas. Além da dispensa da recarga, outra grande vantagem é a possibilidade de ter sempre uma bateria nova, lembrando que todas oferecem um número previsto de ciclos de recarga, limitando o tempo de vida útil.
O problema é a logística. Entregar uma bateria carregada ou nova em pouco tempo, é uma tarefa bem difícil. Para facilitar a tarefa, a Enyring terá muitos pontos fixos para retirada e devolução das baterias nas cidades em que entrará em operação. Por enquanto, a empresa afirmou que vai começar por municípios na Alemanha e na Holanda.
Baterias que não sirvam mais para a mobilidade serão utilizadas para armazenamento de energia ou recicladas. O conceito de economia circular foi um dos pontos que motivou a criação do serviço.