Embraer projeta “SUV voador elétrico” para operar como Uber aéreo
Projeto de veículo totalmente elétrico quer tornar o serviço de taxi-aéreo acessível para todos e acelerar o ecossistema da mobilidade urbana
Parece que não faz muito tempo que carros voadores só existiam nos livros e filmes de ficção científica. Mas os anos passaram e a fantasia está prestes a virar realidade.
O modelo de “carro voador” foi apresentado pela EmbraerX, uma subsidiária da Embraer para negócios disruptivos, no Uber Elevate Summit 2019, evento americano sobre soluções para o futuro do transporte compartilhado.
Projeto da companhia brasileira em parceria com a Uber, o protótipo é uma espécie de drone misturado com helicóptero e SUV. Segundo os donos, a experiência do usuário e a “paz” do passageiro são o foco.
Trazer à realidade o sistema de caronas aéreo e tornar o serviço acessível para todos também faz parte dos principais objetivos das desenvolvedoras.
“Como um acelerador de mercado comprometido em desenvolver soluções para transformar as experiências da vida, combinamos o pensamento de design centrado no ser humano”, afirmou Antonio Campello, presidente da EmbraerX.
Conhecido como eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical), o “SUV voador” reúne uma série de tecnologias que permite alta confiabilidade, custos operacionais reduzidos e baixa produção de ruídos.
“A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente, utilizando sistemas redundantes incorporados para alcançar a segurança ideal e também baixo ruído com um sistema de oito rotores que permitem a elevação por extensão”, disse Mark Moore, diretor de Engenharia de Aviação da Uber.
“Nossa equipe aguarda com expectativa a colaboração contínua para obter um veículo de passeio aéreo tranquilo, verde e seguro”, acrescentou.
Para os ansiosos de plantão: ainda não há um cronograma público para apresentação da aeronave, mas, segundo a Uber, haverá testes com os veículos já em 2020.
No ano que vem, quem estiver em Melbourne, Austrália ou em Dallas e Los Angeles, Estados Unidos, pode se assustar ao avistar um destes “carros voadores”.
São Paulo, a cidade com mais viagens de Uber, fica fora da rodada de testes por enquanto.