Nova geração da RAM 1500 ganha sistema elétrico auxiliar

Picape está mais leve e tem sistema semi-híbrido para economizar combustível

RAM 1500 2019 Picape ganhou design mais moderno e está mais leve

Picape ganhou design mais moderno e está mais leve (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A FCA mostrou a RAM 1500 no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. O tempo passou e a opção menor e mais leve à RAM 2500 – que tem motor 6.7 seis cilindros turbodiesel de 330 cv e colossais 104 mkgf de torque – não chegou às lojas brasileiras. Este é um bom momento para reconsiderar isso.

Em nova geração, a RAM 1500 vai bem além da lataria nova ornamentada por nova grade, apliques cromados e faróis e lanternas diferentes. Ficou 102 kg mais leve que a anterior e está mais aerodinâmica – um spoiler ativo escondido por trás do para-choque frontal se move de acordo com a velocidade para diminuir o arrasto com o ar.

RAM 1500 2019

 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O motor V6 EcoDiesel, que interessa mais ao Brasil, ficou para depois. Tanto o motor V6 3.6 Pentastar a gasolina de 309 cv quanto o V8 5.7 de 400 cv foram otimizados e estão sempre combinados com câmbio automático de oito marchas.

RAM 1500 2019

 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Mas a RAM foi um pouco além: passa a oferecer como opcional o eTorque (não confundir com o motor do Jeep Renegade), um sistema de assistência elétrica de 48 volts. Ele entrega 12,5 mkgf extras ao V6 e 18 mkgf ao V8, evitando maior consumo de combustível. 

Outros sinais dos tempos estão no interior da RAM 1500. Versões mais equipadas agora possuem uma tela de 7 polegadas cumprindo a função de quadro de instrumentos e outra, de espantosas 12 polegadas instalada na vertical, é do Uconnect de quarta geração.

RAM 1500 2019

 (Divulgação/Dodge)

A tela maior não só controla o entretenimento, (o sistema de som é da Harman Kardon e tem 900 watts de potência), como também comanda o ar-condicionado e exibe as imagens das câmeras que permitem visão de 360º. A foto acima dá uma boa ideia de suas dimensões em relação aos botões do console central.

RAM 1500 2019

 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Entre os equipamentos disponíveis estão ainda monitor de pontos cegos, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa. Na prática, equipamentos que já podem ser encontrados em algumas picapes médias no Brasil.

Mas não adianta ter pressa. A RAM 1500 2019 terá suas vendas nos EUA iniciadas apenas no final deste ano. E por enquanto, não há previsão concreta de que ela venha para cá.

RAM 1500 2019

 (Divulgação/Dodge)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s