Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em crise, Ford precisa vender 908 carros para ter o lucro de uma Ferrari

Estudo revela que a Ferrari continua sendo a marca mais lucrativa do mundo, já a Ford vê margem de lucro diminuir a cada ano

Por Daniel Telles
16 abr 2020, 17h05
Ferrari 488 GTB, dona do motor V8 3.9 biturbo mas sem o
Ferrari 488 GTB: vendas dos modelos com motor V8 subiram 11,2% em relação a 2018 (Divulgação/Ferrari)

Se para a indústria automotiva o ano de 2019 no geral não foi dos melhores, o mesmo não pode ser dito em relação a uma única marca: a Ferrari.

A escuderia de Maranello ultrapassou a marca de 10.000 carros vendidos pela primeira vez em sua história, o que representa um aumento de 10% no volume de vendas em relação ao ano anterior.

Muito disso se deve ao aumento na procura dos modelos com motor V8, que teve crescente de 11,2% nas vendas em relação a 2018.

Grafico
Gráfico mostra quantas unidades cada marca precisa vender para atingir o lucro de uma única Ferrari (Fiat Group World/Reprodução)
Continua após a publicidade

Desta forma, a Ferrari fechou 2019 com uma receita de vendas de carros na casa dos € 2,92 bilhões, cerca de R$ 16.721 bilhões.

Para se ter uma noção, a marca fatura uma média de € 86.369 (cerca de R$ 494.000) para cada carro vendido, atingindo uma margem de lucro de 23,2%, resultado que lhe confere o título de fabricante automotivo mais lucrativo do mundo.

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo
Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo foi desativada em 2019 (Divulgação/Ford)

A fabricante que mais se aproxima da marca hoje é a BMW. Mesmo assim, a montadora alemã precisa vender 30 carros para ter a mesma rentabilidade de apenas uma Ferrari.

Continua após a publicidade

Para a Volkswagen, atual líder de vendas no mundo, é necessário vender 56 carros para bater o lucro de uma só Ferrari.

Entretanto, o que mais chama atenção é a baixa margem de lucro da Ford. A fabricante, criadora do conceito de linha de montagem, vive a maior crise de sua história e perde espaço no mercado a cada ano.

Em 2019, a gigante americana registrou uma margem de lucro de apenas 0,4%, ou seja, precisa vender 908 unidades para obter o lucro que a Ferrari tem vendendo apenas um carro.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

capa732-1-e1585147347794

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.