“Arrebente as ruas, não o planeta”. Na tradução para o português, é esse o novo slogan da Dodge, apresentado na conferência global da Stellantis voltada à eletrificação. Em meio aos mais diversos planos de carros elétricos do conglomerado, nem os muscle cars escaparam, ainda que tenham nos avisado.
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Desse modo, o primeiro Dodge elétrico está confirmado para 2024; mesmo ano em que chegarão versões elétricas e híbridas da nova Ram 1500, utilizando plataforma unificada a diferentes marcas do grupo.
eMuscle?
Com bom humor, a Dodge apresentou um vídeo breve e perguntou: “por que diabos faríamos um carro elétrico?”. A resposta tem a ver com performance, dado que os atuais motores a combustão estão próximos do limite, acreditam seus engenheiros. Assim, espera-se um modelo ainda mais feroz que o Demon, por exemplo, mas de acordo com as leis ambientais.
O anúncio foi feito pelo CEO da mais americana das marcas integrantes da Stellantis, Tim Kuniskis, que ressaltou o apelo cada vez maior da “experiência Dodge” entre jovens, mais receptivos à eletrificação.
Todavia, a marca sabe que o impacto publicitário será bem grande e tenta amenizá-lo ao dizer que seus novos modelos não serão simples “carros elétricos”, mas legítimos “eMuscles americanos”, seja lá a diferença.
Marketing a parte, fato é que o novo Dodge, ainda sem nome, sequer cogitará propulsão híbrida e surgiu coberto por um pano no evento virtual. Com poucos detalhes adiantados, ele chegará às lojas em apenas três anos.
Ram mais flexível
Estratégia mais amena foi aplicada à Ram, que terá uma nova geração da 1500, tanto híbrida quanto elétrica. Os responsáveis pela caminhonete disseram se atentar aos anseios do consumidor, que terá maior performance à mão, soluções inteligentes de reboque e carga, controle da picape via celular e sistema que ajusta dinamicamente a previsão de autonomia, a fim de evitar pane “seca”.
É óbvio que a F-150 Lightning acelerou as coisas, e o CEO Mike Koval não poupou indiretas à Ford. “Desafiando a convenção, iremos além do que os competidores anunciaram, além do que os clientes esperam”, disse. Segundo Koval, a maioria dos segmentos da Ram terá versões elétricas já no ano seguinte, 2025, e, no máximo em 2030, todas as categorias em que atua serão eletrificadas.
Em relação aos preços, a regra da Stellantis é geral: a partir de 2026 carros elétricos, ao menos na Europa e Estados Unidos, terão que custar tanto quanto um equivalente a combustão. Os executivos não comentaram planos de lançamento no Brasil.