Muitos proprietários de primeira viagem aprendem uma dura lição ao adquirir seu carro: tão importante quanto ter o dinheiro da compra, é ter o dinheiro para a manutenção da máquina. Outro gasto crucial (e inevitável) é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA; tributo estadual que corresponde a uma porcentagem sobre o valor total do automóvel pago anualmente.
No estado de São Paulo, por exemplo, é cobrado valor correspondente a 4% do valor venal do carro (isto é, o valor que o poder público estima para o automóvel ou moto em questão). Pode não parecer tanto assim, mas modelos de extremo luxo exemplificam bem como cada 1% importa.
De acordo com a Secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, o maior IPVA a ser pago no ano de 2023 será de um Porsche 918 Spyder 2015, num total de R$ 577.921,56. Detalhe: esse é o valor apenas do imposto. Um dos carros mais impressionantes já testados por QUATRO RODAS, o 918 Spyder custa, na verdade, R$ 14.448.039, de acordo com o cálculo do valor venal.
Isso significa que, apenas para começar o ano com seu superesportivo híbrido de 899 cv e 130,5 kgfm regularizado, o dono precisa desembolsar valor equivalente a um Porsche Macan S novinho. O SUV com motor 3.0 de 380 cv custa um pouco menos que o IPVA do 918 Spyder, R$ 569.000.
Se necessário, o dono do Porsche de série mais rápido já feito pode dividir a conta em cinco parcelas mensais de R$ 115.584,31. O pagamento pode ser feito principalmente nos aplicativos de bancos ou nos próprios caixas eletrônicos. Também é possível recorrer ao cartão de crédito pagando através de alguns correspondentes bancários parceiros.
Caso decida pagar à vista e em janeiro, o proprietário terá desconto de 3% no valor do imposto — uma economia de incríveis R$ 17.337,65. Dá para pagar o valor do licenciamento (R$ 144,86) e ainda sobra uma boa grana para comprar um look novo; afinal de contas, não adianta andar mal arrumado em um Porsche 100% legalizado.